Dia Internacional da Biodiversidade

Celebrado mundialmente em 22 de maio, em agenda instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia da Biodiversidade será comemorado pela Fiocruz em um espaço totalmente dedicado ao tema: o Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA). Localizado em Jacarepaguá, em uma área de preservação ambiental e parcialmente sobreposto ao Parque Estadual da Pedra Branca, o Campus Fiocruz Mata Atlântica receberá pesquisadores, docentes e estudantes para uma programação que deseja proporcionar um olhar ampliado acerca da biodiversidade e saúde.

A organização do evento dividiu a agenda do dia em duas atividades: Seminário Biodiversidade e Saúde, e Trilha + Horto. Dedicado aos educadores e à comunidade científica Fiocruz, o seminário abordará temas como biossegurança no trabalho de campo, saúde, ambiente e sustentabilidade. Já o circuito Trilha + Horto será direcionado a 80 adolescentes e jovens, alunos da Escola Brigadeiro Schorcht, situada no entorno do CFMA. Divididos em dois turnos, os alunos serão recebidos pela equipe do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica para visitação ao Horto Escola, caminhada em uma curta trilha na mata e uma atividade de intervenção artística no campus

O Dia da Biodiversidade é realizado pelo Comitê Gestor de Educação e Pesquisa do Campus Fiocruz Mata Atlântica, com o apoio da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e da Presidência da Fundação.

Programação:

Seminário Biodiversidade e Saúde

-- Biossegurança no trabalho de campo

Elba Lemos: médica, pesquisadora titular em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e membro da Comissão de Biossegurança do Instituto. Mestre e doutora em Medicina Tropical pela Fiocruz.

-- Saúde, Ambiente e Sustentabilidade

Guilherme Franco Netto: médico, assessor da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz. Especialista em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fundação. Pesquisador visitante do Núcleo de Estudos de Saúde Pública da UNB. Mestre em Saúde Pública e Doutor em Epidemiologia.

-- Um Mundo, Uma Saúde

Paulo Sérgio D’andrea: pesquisador titular em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz. vice-chefe do Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres Reservatórios.  Tem larga experiência de trabalho na área de Ecologia e Zoologia de Mamíferos

-- Campus Fiocruz Mata Atlântica como plataforma para pesquisas em biodiversidade e saúde

Ricardo Moratelli: biólogo, coordenador do Escritório de Levantamento, Monitoramento e Conservação da Biodiversidade do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica (PDCFMA) e secretário do Comitê de Educação e Pesquisa do CFMA. Pesquisador associado do National Museum of Natural History, Smithsonian Institution. Mestre e doutor em Zoologia e pós-doutorado em sistemática zoológica.

Mediação:

Cristina Araripe: socióloga e pesquisadora do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz e coordenadora Nacional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. Coordenadora do GT Educação do Comitê de Educação e Pesquisa do CFMA. Doutora em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz.

Data: 22 de maio
Horário: 9h30 às 12h30
Local: Auditório do Campus Fiocruz Mata Atlântica
Avenida Sampaio Correia s/nº, Jacarepaguá, Rio de Janeiro
(Referência: Pavilhão Agrícola da antiga Colônia Juliano Moreira)

Haverá um ônibus partindo do Campus Fiocruz Manguinhos, às 8h30, em direção ao Campus Fiocruz Mata Atlântica, com retorno previsto às 12h30. Interessados deverão enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Clique aqui para se inscrever no seminário.

Kath Lousada
Fiocruz Mata Atlântica

Pin It