sede OMS

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, participa nesta quarta-feira (19/4) do Encontro de Parceiros Globais da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs), na sede da OMS, em Genebra.

O evento, que incluirá o lançamento do 4º Relatório da OMS sobre Doenças Tropicais Negligenciadas, fará um balanço dos avanços na área na última década, e planejará ações que podem ser tomadas pela comunidade internacional após 2020.

Representantes de estados membros, agências doadoras, fundações, o setor privado, organizações não governamentais, academia, entre outros, participarão do encontro. Entre os destaques estão a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, os ministros da saúde de vários países e o copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, Bill Gates.

Única representante do Brasil, Nísia participará de dois painéis. Na manhã (às 4h50 no horário de Brasília), a presidente da Fiocruz integra a mesa Colaborar, sobre progressos e desafios na área de DTNs nos últimos dez anos. Às 10h30 de Brasília, é a vez do painel Cobertura de saúde universal e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Além de participar da reunião, a presidente da Fiocruz se reunirá ainda com dirigentes da Fundação Gates, com funcionários brasileiros da OMS e com membros do corpo diplomático brasileiro.

Segundo a OMS, o tema Colaborar. Acelerar. Eliminar, que denomina o encontro, resume “uma colaboração informal exemplar com a OMS desde a realização do primeiro encontro de parceiros em 2007, que marcou um ‘ponto de virada’ nos esforços globais para controlar e eliminar doenças relacionadas a pobreza”.

 A organização transmitirá o evento ao vivo, no link da OMS.

André Costa
CCS/Fiocruz

Pin It