×

Aviso

Please enter your DISQUS subdomain in order to use the 'Disqus Comments (for Joomla)' plugin. If you don't have a DISQUS account, register for one here
 premio de design

• Edição 2017 do Prêmio ABF+RDI Design ganhou nova categoria: Design de Inovação
• Premiação teve recorde de inscrições, com 105 projetos de 58 redes de franquias

A Associação Brasileira de Franchising e o Retail Design Institute Brasil divulgaram na última quarta-feira, dia 25, os vencedores deste ano do Prêmio ABF+RDI Design. Os troféus foram entregues na celebração que integra o maior encontro do setor de franquias no ano e que reúne cerca de 600 líderes do franchising brasileiro na Ilha de Comandatuba (BA).

Criado para homenagear e valorizar profissionais e empresas franqueadoras que utilizam o design como ferramenta estratégica, agregando valor aos seus negócios e promovendo o desenvolvimento do mercado de franquias no País, o Prêmio chega à sua sétima edição consolidado como referência e inspiração para o setor. E em mais uma iniciativa relacionada aos 30 anos da ABF (completados em julho deste ano), a entidade criou a sétima categoria do Prêmio: Design de Inovação.

“Por meio deste prêmio, a ABF e o RDI têm o propósito de contribuir para a aplicação de vanguarda do design nas redes e em 2017 ampliamos ainda mais o escopo do Prêmio, criando uma categoria específica de Inovação. Inovar é algo quase que inerente ao franchising e essa premiação visa reconhecer os esforços que já estão sendo feitos e estimular um mergulho ainda mais profundo nesta área”, declara Altino Cristofoletti Junior, presidente da Associação.

Concorreram ao ABF+RDI Design este ano 105 projetos criados por 58 marcas inscritas (um recorde da premiação que no ano passado recebeu 84 projetos de 52 redes). Desse total, 24 marcas assinaram 30 projetos que alcançaram a mais alta pontuação, consagrando vencedoras as redes e profissionais de design envolvidos.

Para George Homer, presidente do RDI Brasil, “o design encontrou no franchising um terreno fértil para se desenvolver. É extremamente gratificante para todos nós que acompanhamos ambos os setores e realizamos o Prêmio ver, ao longo desses sete anos, a evolução dos projetos e os resultados do design na prática, aproximando e fortalecendo a relação entre marcas e consumidores”. A relevância do Prêmio para as marcas também foi observada por Jae Ho Lee, diretor de Comunicação e Marketing da ABF. “A crescente participação das redes de franquias ano a ano para concorrer ao Prêmio é uma clara demonstração do quanto o design tem sido usado como elemento estratégico para a valorização das marcas e dos seus produtos e serviços junto aos seus clientes e demais stakeholders”.

Dentre os casos premiados, temos o projeto de uma barbearia retrô-futurista inspirado nos bairros nova-iorquinos do Soho e Tribeca (da Like a Boss, vencedora da categoria Projeto Arquitetônico – Loja); o projeto de um quiosque que, mesmo em um diminuto espaço, transmite o conceito da marca de transformar a vida das pessoas através da comida, inspirando mudanças e promovendo o bem-estar (Boali/Projeto Arquitetônico - Quiosque); uma embalagem que remete à diversão e à alimentação saudável (Sucão/Embalagem); um inédito calçado não-tóxico para crianças de 0 a 9 anos (Calçados Bibi/Design Consciente), e uma impactante campanha de tratamento de celulite para o Verão (Onodera/Design de Inovação).

As marcas, os profissionais e os respectivos projetos premiados integram o livro digital do Prêmio ABF+RDI Design 2017. Em sua terceira edição, a obra é uma iniciativa da ABF que traz os detalhes da concepção de cada projeto premiado, perfil do júri e artigos de alguns dos principais profissionais envolvidos no assunto.

Confira os vencedores do Prêmio ABF+RDI Design 2017:
CATEGORIA MARCAS VENCEDORAS PROJETO
Projeto Arquitetônico - Loja Ouro: Like a Boss Like a Boss Barbearia
Prata: Koni Koni | Novo Conceito de loja
Bronze: CNA Inglês Definitivo Escola Modelo CNA Inglês Definitivo
Projeto Arquitetônico - Quiosque Ouro:Boali Quiosque Boali
Prata: Sucão Quiosque Iguatemi
Bronze: Megamatte Quiosque Megamatte RioShopping
Visual Merchandising – Vitrine Ouro: Imaginarium Vitrine Comemorativa de 25 anos
Prata: Lez a Lez Vitrine Hanami
Bronze: Via Mia Vitrine de Inverno 2017
Visual Merchandising – Ação Promocional Ouro: Imaginarium Campanha 25 anos
Prata: Fábrica di Chocolate "Pipocas Di Chocolate" - Parceria com a Warner Bros no filme "Cegonhas"
Bronze: Nutty Bavarian Loucos Por Nuts
Visual Merchandising – Campanha de PDV Ouro: Chilli Beans Retrofit Chilli Beans
Prata: 5àsec Bag 5àsec
Bronze: Ice Creamy Campanha NY Shake
Produto Ouro: Calçados Bibi Clique-se Colors
Prata: Casa de Bolos Bolo Caseiro no Pote
Bronze: iGUi Levita Cobertura Retrátil e Automática
Embalagem Ouro: Sucão Linha "Grab and Go" Sucão
Prata: Nutty Bavarian Copos Liga da Justiça
Bronze: Via Mia Embalagem de Meia
Brand Design Ouro: Tomatzo Novo Branding Tomatzo
Prata: Café Cultura Branding Café Cultura
Bronze: Super Ótica São José Branding Grifes Exclusivas
Design Consciente Ouro: Calçados Bibi Bibi Não Tóxico
Prata: Via Mia Necessaires Outubro Rosa
Bronze: Stalker Tag Semente do Bem
Design de Inovação Ouro: Onodera Estética Shock Wave #Todascontrauma
Prata: Portobello Shop Officina Portobello
Bronze: Yázigi Game Save the Word Yázigi
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada há 30 anos para divulgar, defender e promover o desenvolvimento sustentável, técnico e institucional do modelo de negócio denominado como Franchising/Franquia. Sendo assim, a instituição reúne todas as partes envolvidas na franquia - franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da indústria do franchising no Brasil. Entre as funções desempenhadas pela entidade estão orientar o investidor como pesquisar corretamente uma franquia, indicar leituras especializadas e fornecer dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF indica quais ações são neces sárias para formatar o negócio, assim como relaciona profissionais de consultoria em Franchising para auxiliarem o processo.
Para marcar suas três décadas de história, a ABF lançou o livro ABF 30 Anos (impresso e digital) e com ele um projeto atemporal que conta a história da entidade e do franchising brasileiro. Acesse www.abfhistoria.com.br e saiba mais.
Mais informações: www.abf.com.br e www.portaldofranchising.com.br.

Pin It