Arquitetura

revista Paisagem e Ambiente

Novo número da revista “Paisagem e Ambiente” aborda diferentes aspectos do paisagismo presentes em pesquisas e projetos

A revista Paisagem e Ambiente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP acaba de lançar uma nova edição (número 39, 2017).

Dedicada à divulgação de pesquisas, projetos e estudos sobre o paisagismo nos seus diversos campos de atuação, a publicação tem como focos especiais os espaços livres urbanos, a questão ambiental, o ensino e o projeto de paisagismo, o desenho da paisagem e o da forma urbana, os fundamentos teóricos e a pesquisa em paisagismo.

Dentre outros artigos, o número atual

design e arquitetura

A inteligência artificial pode auxiliar áreas como planejamento urbano, design e arquitetura, viabilizando ferramentas preditivas e de modelagem computacional para melhorar o bem-estar nas cidades. São os chamados sistemas adaptativos complexos, metodologia ainda incipiente na arquitetura e urbanismo, mas que no Brasil já conta com um projeto inicial de modelagem da volumetria urbana.

A interação entre a metodologia e urbanismo foi abordada pelo projeto de pesquisa "Complex adaptive systems and rule-based design: applications in architecture and urban design", coordenado por Maria Gabriela Caffarena Celani, professora na Faculdade de Arquitetura da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto é

revista Pos

Artigos publicados analisam questões atuais na área de arquitetura e urbanismo

Organizada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, já está disponível a nova edição da Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (volume 24, número 43, 2017).

O periódico se dedica à divulgação de artigos, depoimentos, projetos comentados, desenhos, fotos artísticas e resenhas que se relacionam com o universo da arquitetura e da cidade, visando registrar a memória do pensamento arquitetônico e manter o debate o mais atualizado possível.

Entre os artigos

Ceagesp

Propostas vencedoras do Schindler Global Award serão exibidas até 25 de agosto, na Cidade Universitária

Até o dia 25 de agosto, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP expõe os projetos vencedores do Schindler Global Award (SGA). A competição, realizada entre maio de 2016 e fevereiro de 2017, teve 150 equipes representando 46 países. O desafio deles era criar um projeto arquitetônico e urbanístico para a área que, hoje, abriga a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na zona oeste da capital paulista.

Um grupo de estudantes da FAU, formado por Eduardo Ganança, Luiz Henrique

Revista Risco

Publicação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP tem foco na história urbana e do urbanismo

Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (volume 14, número 2, 2016), do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, acaba de ser lançar seu último número.

A segunda edição de 2016 traz artigos com especial foco no campo da história urbana e do urbanismo, com textos como “O urbanismo e os urbanistas na história urbana brasileira: percursos e perguntas para pensar a história urbana da América Latina“. Além disso, traz entrevistas com o planejador urbano John Friedmann

Livro arquitetura

Aconteceu na última quinta-feira, 24 de agosto, durante o Concrete Show 2017, em São Paulo, o lançamento da segunda edição do livro Concreto pré-moldado: fundamentos e aplicações (Oficina de Textos), do professor do Departamento de Engenharia de Estruturas (SET) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Mounir Khalil El Debs.

A obra revista e ampliada é direcionada a alunos e profissionais de engenharia civil e arquitetura, com ênfase no projeto das estruturas formadas por elementos pré-moldados, abordando desde os fundamentos, prosseguindo pelas aplicações em edifícios, pontes e outras construções civis e concluindo com os elementos de

Ceagesp

Pela primeira vez, uma instituição não europeia venceu o Schindler Global Award, desafio de arquitetura e design

Desenvolver um plano urbanístico para um bairro da cidade de São Paulo: este era o trabalho final de uma disciplina do curso de Arquitetura e Urbanismo da USP. Um grupo de três alunos tem desempenho muito abaixo do esperado. Meses depois, um prêmio mundial desafia estudantes a criar um projeto para a área que hoje abriga a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na zona oeste da capital paulista.

Essa foi a oportunidade encontrada por Jessica, Eduardo e Luiz

Revista arquitetura

Artigos publicados analisam questões atuais na área de arquitetura e urbanismo

Organizada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, já está disponível a nova edição da Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (volume 23, número 41, 2016).

A revista publica quadrimestralmente artigos, depoimentos, projetos comentados, desenhos, fotos artísticas e resenhas que se relacionam com o universo da arquitetura e da cidade. O periódico visa a registrar a memória do pensamento arquitetônico e manter o debate o mais atualizado possível.

Os artigos desta edição exploram temas diversos como a arte digital, a relação entre

Centro Cultural SP

Evento faz parte de ciclo organizado pela Cátedra Olavo Setúbal do Instituto de Estudos Avançados da USP

Arquiteto e designer gráfico formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Primeiro diretor do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Secretário da Cultura do Estado de São Paulo. Secretário do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS) e da Cinemateca Brasileira. Presidente da Associação Brasileira de Entidades Culturais Não Lucrativas (Anec). Diretor do Instituto Tomie Ohtake desde sua criação, em 2001. Membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos

Gestao & Tecnologia de Projetos

Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, em São Carlos, lançou edição do periódico “Gestão & Tecnologia de Projetos”

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, lançou a nova edição do periódico científico Gestão & Tecnologia de Projetos (volume 12, número 1, 2017).

A revista é voltada à publicação de pesquisas originais e práticas inovadoras relacionadas aos processos e tecnologias de projetos em arquitetura, engenharia e design. Entre outros temas, os artigos desta edição aborda Concepção interativa e parametrizada de edifícios de múltiplos pavimentos em concreto armado e Ensino de projeto do produto. Análise de abordagem

canal Pinheiros

Proposta prevê implantação de parques em orlas fluviais e a criação de lagos nas nascentes e foz de rios como alternativa para prevenção contra enchentes

Pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP propõe uma série de intervenções para as orlas fluviais de três rios da cidade de São Paulo. O trabalho da arquiteta Eloísa Balieiro Ikeda prevê a construção de dois níveis de cais ao longo do canal Pinheiros, com passeios para pedestres e áreas arborizadas em ambos os espaços, a implantação de bulevares às margens do ribeirão Jaguaré e de parques e lagos no córrego Água