Saúde

Profissionais de saúde

Uma pesquisa conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem como objetivo investigar as práticas atuais de ventilação mecânica em pacientes adultos com COVID-19 no Brasil.

O projeto, intitulado “Práticas atuais no manejo da ventilação mecânica em pacientes com COVID-19”, envolve equipes do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar, sob coordenação da professora Renata Gonçalves Mendes. Os pesquisadores comvidam profissionais de saúde envolvidos no cuidado e manejo da ventilação mecânica em pacientes adultos com COVID-19 a responer um questionário on-line, com duração de 5 a 10 minutos.

“A ideia é fazer um mapeamento de como os profissionais têm realizado o manejo da ventilação no

vacina brasileira

Pesquisadores do Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) começaram a testar em camundongos formulações de uma potencial vacina contra a COVID-19.

O objetivo dos ensaios pré-clínicos é identificar um imunizante, em uma determinada formulação e concentração, capaz de induzir uma resposta rápida e duradoura do sistema imunológico dos animais. Tal feito possibilitará avançar para as próximas etapas da pesquisa, que é apoiada pela FAPESP.

“Já conseguimos desenvolver três formulações de vacinas que estão sendo testadas em animais. Em paralelo, estamos formulando diversas outras para identificar a melhor candidata”, diz à Agência FAPESP Gustavo Cabral, pesquisador responsável pelo

COVID-19

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) criou um espaço virtual para dar maior transparência às pesquisas relacionadas à COVID-19 em desenvolvimento

Epidemia de COVID-19

A quarentena decretada em março por prefeitos e governadores de todas as regiões brasileiras promoveu uma queda substancial na taxa de contágio do novo coronavírus (SARS-CoV-2)

Plataforma digital

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos, lançou um canal virtual “Vamos ficar bem” para compartilhar os