Nutrição

Alimentos

Aumentam os indícios de que uma dieta rica em alimentos ultraprocessados pode ser prejudicial à saúde. Por essa razão, alguns especialistas em nutrição e saúde pública afirmam que o ideal seria reduzir ao mínimo o consumo dessas comidas industrializadas que apresentam altos teores de açúcares, gorduras, sal e compostos químicos que aumentam a durabilidade ou conferem mais aroma, cor e sabor.

Apenas em maio deste ano, 10 novos estudos trouxeram resultados indicando possíveis efeitos nocivos dos ultraprocessados à saúde. Realizados nos Estados Unidos, na França, na Espanha e no Brasil, os trabalhos quase sempre envolveram um número grande de participantes. Seus resultados reforçam as indicações de que esses alimentos estariam ligados ao aumento da pressão

farinha de pinhão

Para aproveitar o valor nutricional do pinhão como alimento funcional e sem glúten, a Embrapa Florestas (PR) desenvolveu dois tipos de farinha que podem ser utilizadas em diversas preparações alimentares como bolos, massas e pães. Feitos com pinhão cozido e pinhão cozido e seco, que incorporam os compostos antioxidantes e minerais da casca do pinhão, os novos produtos apresentam valor nutricional diferenciado (veja tabela) e são isentos de glúten, o que os tornam uma excelente alternativa para dietas de pessoas que sofrem de doença celíaca.

A pesquisadora da Embrapa Cristiane Helm ressalta que o mercado para celíacos ou pessoas com dieta restrita ao glúten é crescente e aposta no diferencial da farinha de pinhão nesse

café

O hábito de consumir mais de três xícaras de café por dia aumenta em até quatro vezes a chance de indivíduos geneticamente predispostos apresentarem níveis elevados de pressão arterial. A conclusão é de um estudo feito na Universidade de São Paulo (USP) e divulgado na revista Clinical Nutrition.

O estudo, apoiado pela FAPESP, baseou-se em dados de 533 pessoas entrevistadas no Inquérito de Saúde do Município de São Paulo (ISA-Capital 2008), estudo de base populacional que abrange a área urbana da capital e avalia as condições de saúde dos moradores. Não foi observada associação significativa entre a bebida e os níveis de pressão arterial no caso de pessoas que consumiam até três xícaras ao dia.

caprinos

Dietas de Alto Concentrado (DAC) são alternativas de nutrição animal que podem trazer benefícios para alguns objetivos na produção de caprinos e ovinos. Usadas principalmente em sistemas de produção intensiva, como o confinamento, essa estratégia pode colaborar com melhores resultados na produção de carne, leite e no alcance de indicadores zootécnicos, como ganho de peso. Mas há necessidade de orientação para que essa alternativa, usada de forma inadequada, não traga prejuízos, como doenças que podem até causar a morte de animais.

“A Dieta de Alto Concentrado pode trazer benefício, como permitir alto desempenho e ganho de peso rápido em categorias com ciclo de produção mais curto, como os cordeiros em confinamento para terminação [engorda para

Hambúrguer

O hambúrguer é um dos lanches mais consumidos no mundo todo e conta com um dia especial só para si

O hambúrguer como conhecemos passou por muitas mudanças até chegar aos dias de hoje no nosso prato. Supõe-se que surgiu com o povo tártaro no século XII, sob o nome de “bife tártaro”, pois a carne era colocada por baixo das selas dos cavalos, o que a amassava e formava um tipo de pasta. O nome pelo qual o conhecemos atualmente foi dado em homenagem à cidade de Hamburgo, na Alemanha, onde ficou popular por volta do século XV.

Após isso, no começo dos anos 1880, é que essa carne chegou aos Estados Unidos, que

Nanoemulsão

Uma nanoemulsão de cera de carnaúba usada em experimentos com mamão, laranja, tangerina e tomate demonstrou ser uma ferramenta promissora no revestimento de frutos por formar uma barreira contra a perda de umidade, troca de gases e ação microbiana.

O composto reforçado com nanopartículas foi capaz de preservar a qualidade e prolongar o tempo de vida dos frutos em 15 dias a mais, em média, comparado ao revestimento convencional que não conta com a adição das partículas ultrafinas. Nesses casos, o tempo de prateleira varia de acordo com o fruto e com a temperatura em que é conservado. O mamão, por exemplo, dura até duas semanas com revestimento convencional.

A vantagem é que a matriz

morango

A Produção Integrada de Morango (PIMo) permite ao agricultor utilizar cerca de dez vezes menos defensivos químicos, aumenta a produtividade por planta e ainda gera um fruto mais valorizado pelo mercado consumidor. Foi o que descobriram os produtores da região de Atibaia e Jarinu (SP), que adotam a PIMo desde 2006 e conquistaram a primeira certificação brasileira em 2011. Desde então, eles passaram a utilizar um selo para indicar a procedência de seu morango, o que agregou valor ao produto.

Em 2017, o município de Piedade também aderiu à produção integrada da fruta. Os agricultores ainda relatam ganhos em sustentabilidade, qualidade de vida, segurança do alimento e melhora dos produtos.

A PIMo permite o uso

pimentão

O monitoramento de pragas e doenças durante o manejo da cultura do pimentão é capaz de reduzir em torno de 30% a aplicação de produtos químicos na lavoura. A constatação é do entomologista Jorge Anderson Guimarães, responsável pelas pesquisas relacionadas à produção integrada na Embrapa Hortaliças (DF). A prática é um dos procedimentos recomendados pela produção integrada do pimentão (PIP) (veja quadro abaixo) e proporcionou a economia ao ser associada a outras medidas como o controle biológico de pragas.

“Além de diminuir os custos com o uso dos insumos, essas práticas atendem a outra preocupação desse sistema de cultivo: assegurar a saúde do produtor”, explica o pesquisador, acrescentando que o agricultor geralmente opta pela aplicação

Suínos e Aves

Os custos de produção de suínos e de frangos de corte calculados pela CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, tiveram comportamentos diferentes no mês de maio. O ICPSuíno voltou a cair nos últimos 30 dias, chegando a 212,29 pontos, o que significa uma redução de 0,57% em relação a abril. Mais uma vez, a queda foi puxada pelos gastos com a nutrição dos animais (-1,11%), que representa 75% do total dos custos de produção dos suínos.

No ano, o ICPSuíno acumula -3,30%. Com isso, o cálculo do custo por quilo vivo de suíno produzido em sistema de ciclo completo em Santa Catarina passou de R$ 3,73 em abril para R$

soja

A Embrapa Cerrados lançou nessa terça-feira, 28 de maio, a cultivar de soja BRS 8980 IPRO que apresenta tolerância às variações climáticas e com potencial para atingir altas produtividades mesmo em regiões com ocorrência de veranicos frequentes. Esses curtos períodos de estiagem durante a época de chuvas prejudicam o desenvolvimento da soja, causando prejuízos aos agricultores. 

Recomendada para a região do Matopiba, a nova cultivar, desenvolvida em parceria com a Fundação Bahia, foi apresentada a produtores, consultores e técnicos agrícolas durante o Workshop de Divulgação dos Resultados de Pesquisas da Safra de Soja 2018/2019, na feira Bahia Farm Show, que acontece em Luís Eduardo Magalhães (BA).

“O Brasil tem o caso de sucesso mais celebrado

Hamúrguer de cordeiro

Eles podem ser de vários tamanhos, ter muitos acompanhamentos e até diferentes pães. Podem ser servidos ao gosto do cliente com a carne ao ponto, mais suculenta ou mais sequinha. Também podem ser degustados com molhos, maioneses caseiras ou apenas um fio de azeite. De quem estamos falando? Quem respondeu hambúrguer acertou! A delícia é tanta que ganhou um dia especial, dia 28 de Maio é o Dia Mundial do Hambúrguer e que tal tirar o mês de maio para essa bela homenagem?

De acordo com o Portal Mega Curioso, ‘embora as origens do hambúrguer sejam incertas, uma das possibilidades mais conhecidas é a de que ele tenha sido criado em Hamburgo, na Alemanha, como um simples bolinho de carte moída