Educação Física

Experimentos

Uma pesquisa feita na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que a prática de exercício físico de força, como a musculação, é capaz de reduzir a gordura acumulada no fígado e melhorar o controle da glicemia em indivíduos obesos e diabéticos em um curto período, mesmo antes que ocorra perda de peso significativa.

Por meio de experimentos com camundongos, pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular do Exercício (LaBMEx) da Unicamp observaram que 15 dias de treino moderado foram suficientes para modificar a expressão gênica no tecido hepático, favorecendo a “queima” dos lipídeos armazenados e contribuindo para o tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica. Como consequência, houve melhora na sinalização celular feita pela insulina no

Triathlon

O Circuito TRIDAY Series terá um novo status em 2019. A competição, criada pela Unlimited Sports, será o Campeonato Brasileiro de Triathlon Sprint, bem como o Campeonato Brasileiro de Paratriathlon. Das oito etapas programadas para a temporada, cinco somarão pontos para definir os campeões brasileiros - Maceió, Rio de Janeiro, Florianópolis, USP e Brasília. Dessa forma, os atletas federados inscritos nas disputas participarão do ranking nacional para uma eventual convocação para o Mundial de Triathlon da categoria (Sprint).

Essa nova parceria com a CBTri tem como objetivo fomentar o triatlo no Brasil, apostando justamente no trabalho realizado recentemente pela entidade. Já o Circuito TRIDAY Series, por sua vez, dá mais um passo importante no incentivo ao

Escola Bike Anjo

Se uma das metas deste ano é aprender a andar de bicicleta, este é o momento ideal. No dia 10 de fevereiro será realizada a primeira edição de 2019 da “Escola Bike Anjo no Minas Shopping”. A partir das 9h, pessoas de todas as idades poderão aprender a pedalar em aulas gratuitas oferecidas, pelos monitores do projeto, no espaço coberto do estacionamento G2. Além das aulas, as primeiras 20 pessoas a chegarem ao local receberão massagem gratuita, serviço em parceria com o espaço Catia Silene. O Minas Shopping fica localizado na região nordeste de Belo Horizonte: avenida Cristiano Machado, 4000, bairro União.

Durante o dia, serão atendidas cerca de 30 pessoas, com direito a aulas

Patrícia Fonseca

Uma medalha de ouro foi na natação e outras duas de prata no triatlon e revezamento, respectivamente

A triatleta transplantada, Patrícia Fonseca, conquistou três medalhas durante os IX Jogos Latinoamericanos para Transplantados, que aconteceu na cidade de Salta, na Argentina, entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro deste ano. Foi uma de ouro na natação e duas de prata nas provas de triatlon e revezamento, respectivamente.

“Muitos transplantados perguntam pelas redes sociais como eu comecei a treinar, quais os cuidados um transplantado deve tomar quando praticar exercícios e outros assuntos. E quem mais entende hoje sobre isso e a reabilitação cardiopulmonar do HCor”, comenta Patrícia, que ao longo deste ano conquistou 3

Pole Sports

Você conhece o Pole Sports? Ainda não? Essa vertente do pole dance bastante praticada não só por mulheres, mas, também, por homens, traz força, flexibilidade e controle, além de lindos e acrobáticos movimentos no pole. E para popularizar a prática deste estilo, a professora e empresária, que recentemente inaugurou sua escola Cris Pole Studio, no Valqueire, leva no domingo, 25 de novembro, esta pratica para uma arena de Crosfit, em Anchieta. A atração tem entrada gratuita, e acontece, às 09h, na academia de Crofit CF Demout, em Anchieta.

Em parceria com a academia de Crofit CF Demout, essa é a primeira vez na região que duas modalidades esportivas se juntam para difundir a prática, que além de proporcionar

Concentração de placas senis no cérebro

O estímulo a atividades físicas, sociais e de lazer em idosos e pacientes com doença de Alzheimer pode ajudar a preservar funções cognitivas e retardar manifestações clínicas de demência, como a perda da memória. É o que indicam estudos recentes. Isso porque esses estímulos podem contribuir para construção de reservas estruturais e funcionais do cérebro, protegendo o órgão de lesões que causam prejuízos cognitivos.

Um novo estudo, feito na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com apoio da FAPESP, comprovou a hipótese.

Os pesquisadores constataram que a estimulação cognitiva e física de camundongos transgênicos envelhecidos – em situação que simula o início tardio do

atividades físicas

Além da preocupação com a saúde e beleza do corpo, quem faz academia ou pratica atividades físicas também precisa ter cuidados com a pele, para mantê-la saudável

Nos últimos tempos, o número de brasileiros praticantes de atividades físicas, como a musculação, tem aumentado significativamente. Porém, o que poucos sabem é que durante a prática de exercícios físicos não é só o corpo que precisa de atenção, mas a pele também. Isso porque, segundo a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD), apesar de ser normal e até saudável a pele transpirar durante qualquer atividade física, sem o cuidado adequado, esta transpiração pode prejudicar o tecido

Exercício físico

Os benefícios que a atividade física traz para a saúde são bem conhecidos, mas os processos celulares responsáveis por esses ganhos só começaram a ficar mais claros há pouco tempo.

Um deles é a relação entre a prática de exercício físico e a prevenção da disfunção muscular. Um tipo bastante frequente de disfunção muscular ocorre quando as células do músculo esquelético – que compõe a maior parte do corpo humano – param de receber estímulos. 

Isso ocorre, por exemplo, em casos de lesão no nervo isquiático – geralmente observada em indivíduos que passam muito tempo sentados, como motoristas de ônibus – ou quando se está acamado por longos períodos. Nesse sentido, intervenções capazes de minimizar

Atividades Físicas

Práticas Corporais Crianças e Famílias: Vivências, brincadeiras, jogos e oficinas que buscam promover hábitos saudáveis por meio da interação entre as crianças e seus responsáveis.

Vivência: Crianças e Famílias - Brincadeiras com Bola

Vivências corporais, brincadeiras, jogos e oficinas que buscam promover hábitos saudáveis por meio da interação entre as crianças e seus responsáveis. De 3 a 10 anos acompanhados dos responsáveis. Distribuição de senhas no local da atividade, com trinta minutos de antecedência.
Local: Sala de Ginástica Multifuncional. Grátis. Livre.

Até 29/12. Sábados, das 15h às 16h

Pedal Belém: Programa que propõe atividades externas mensais, através de ações educativas e orientações de segurança no uso de bicicletas.

Bicicleta: Luzes da Cidade - Pedal Belém

Durante o mês

exercícios

Um suplemento alimentar bastante utilizado por atletas tem participação importante na produção de carnosina no músculo esquelético. A substância produzida ajuda a eliminar aldeídos reativos, moléculas que podem comprometer a estrutura e a função do DNA e de proteínas.

A ação do suplemento, um aminoácido chamado beta-alanina, foi observada por pesquisadores brasileiros pela primeira vez no músculo esquelético. Os resultados foram publicados em um estudo na revista Redox Biology.

O fenômeno foi observado após a administração da beta-alanina em atletas após uma prova de esforço intenso. A carnosina se liga a aldeídos como a acroleína e forma os chamados adutos. A presença deles mostra que a carnosina está combatendo as substâncias tóxicas.

Um estudo anterior

Natação

Até 10 mil casos de câncer podem ser prevenidos por ano no Brasil a partir do aumento da prática de atividade física, segundo estudo feito por pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP.

O estudo foi feito em parceria com colegas das universidades Harvard (Estados Unidos), Cambridge (Reino Unido) e de Queensland (Austrália) e contou com apoio da FAPESP.

No Brasil, mais de 400 mil novos casos de câncer são diagnosticados por ano. “Atualmente, há evidências convincentes de que a atividade física está associada com redução no risco dos cânceres de mama (pós-menopausa) e cólon. Esses tipos de câncer estão entre os mais frequentemente diagnosticados no Brasil”, disse Leandro Fórnias