Minoxidil

O Minoxidil é um dos medicamentos mais utilizados quando o assunto é queda de cabelo, afinal o ativo auxilia na diminuição da queda dos fios e estimula o crescimento dos cabelos, além de também poder ser utilizado para acelerar o crescimento da barba. “Isso por que o medicamento promove o aumento da circulação sanguínea do couro cabelo com consequente melhora da oxigenação da região. Com isso, há a prolongação da fase anágena, ou seja, a fase de crescimento dos fios, que passam a nascer mais fortes e saudáveis”, explica a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Porém, o produto não é nenhum elixir milagroso e só se torna realmente eficaz se aplicado corretamente, o que muitas pessoas não sabem como fazer.

De acordo com a especialista, para total aproveitamento da ação do medicamento deve-se, primeiro, dividir o cabelo em seis partes e, em seguida, aplicar seis borrifadas de Minoxidil em cada uma dessas partes, massageando o couro cabeludo até que a substância esteja completamente absorvida. “Para se ter uma ideia se você está aplicando a quantidade correta, basta observar a duração do produto. Quando aplicado da forma certa, um frasco de Minoxidil dura, em média, um mês”, destaca. “Com relação a frequência de uso, o recomendado é que o produto seja aplicado no mínimo uma vez por dia, de preferência a noite, após a higienização dos cabelos. Quando utilizado para crescimento da barba, o Minoxidil também deve ser aplicado todos os dias a noite, sempre após a limpeza da pele para ajudar na penetração desse ingrediente.”

Já os resultados geralmente aparecem de três a seis meses após o início do tratamento. Porém, não se assuste se nos primeiros meses de uso ocorrer uma queda acentuada dos fios, pois este efeito é esperado na maioria dos casos. “Conhecido como Shedding Hair, esse efeito geralmente ocorre no primeiro mês de tratamento e pode durar até três meses, pois o medicamento, além de prolongar a fase de crescimento do cabelo, também faz com que os fios que estão na fase telógena, a fase terminal, caiam mais rápido para que novos fios possam nascer”, completa a médica.
Mas é importante lembrar que o Minoxidil é um medicamento. Logo, o ideal é que o produto seja utilizado apenas sob indicação médica, pois, em alguns casos, são necessários outros tipos de tratamentos mais específicos para que realmente haja algum resultado. “No lugar do Minoxidil existem, por exemplo, opções de tratamento em cabine, como microagulhamento com drug delivery, lasers fracionados não ablativos e aplicação posterior do drug delivery com substâncias como vitaminas e o próprio Minoxidil”, afirma a tricologista. Além disso, existem outros tratamentos que podem ser feitos em casa, incluindo o uso de equipamentos baseados em foterapia, como os bonés e tiaras de laser e laser. “Estes equipamentos contam com LEDs e lasers que fornecem energia, na medida em que a estrutura celular localizada nas membranas da mitocôndria é estimulada a produzir mais ATP nas células. Com mais energia e nutrientes, as células operam em condições otimizadas no desempenho de suas funções, o que promove um aumento da quantidade e volume dos fios, que também ficam mais grossos.”

Porém, a Dra. Kédima Nassif ressalta que qualquer um destes tratamentos deve ser feito apenas após a averiguação clínica do paciente, que é realizada pelo médico através da utilização de dosagens laboratoriais, exame de tricoscopia capilar, avaliação de fotos do couro cabeludo e raízes dos fios para registro e diagnóstico do tipo de alopecia e grau de comprometimento. “Ou seja, o tratamento vai variar caso a caso e sempre o dermatologista especialista que vai escolher a melhor conduta”, finaliza.

Dra. Kédima Nassif: Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br

 

Pin It