Opas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) lançou um edital de pequenas subvenções para pesquisas sobre o vírus zika. A convocatória está aberta até o dia 15 de setembro e concederá até 20 mil dólares por projeto de pesquisa.

Os subsídios serão concedidos a pesquisadores e profissionais de saúde que trabalhem em países de rendimento baixo ou médio afetados por zika da América Latina e do Caribe. Os profissionais devem trabalhar em programas de ministérios da saúde, universidades, centros de pesquisa e organizações não governamentais (ONGs). As propostas devem ser dirigidas por jovens investigadores qualificados. Inscrições por mulheres são incentivadas.

São prioritárias cinco áreas de pesquisa:

1) Características epidemiológicas da transmissão do zika, incluindo a transmissão por vetores ou de humano a humano que ocorre como resultado de contato íntimo ou sexual; consequências clínicas e epidemiológicas da interação do zika com outras arboviroses; fatores de risco da transmissão de humano a humano, desenvolvimento de infecções e doenças.

2) Estudos sobre o uso de novas ou melhores intervenções de controle dos vetores do zika orientadas para as comunidades, incluindo em combinação com a dengue, febre amarela urbana e chikungunya.

3) Testes no terreno dos kits de diagnóstico sorológico do ZIKV, com foco em abordagens inovadoras para o acesso aos testes por diferentes populações, em especial aquelas servidas deficientemente pelos sistemas existentes.

4) Percepções, comportamentos, acesso e uso de métodos modernos de contracepção, cuidados à gravidez precoce e cuidados ao aborto seguro no contexto do zika, incluindo membros das comunidades (mulheres, adolescentes) e representantes políticos, diretores de programas e prestadores de serviços de saúde.

5) Sistema de saúde e estudos sobre políticas de saúde relacionados à prestação e procura de cuidados pré-natais, prevenção e cuidados a prestar relacionados a doenças infecciosas, contracepção/planejamento familiar e abortos seguros.

O edital é uma iniciativa entre a Opas, o Programa Especial para a Investigação e Formação em Doenças Tropicais (TDR) – copatrocinado pela UNICEF, PNUD, Banco Mundial e OMS –  e o Programa Especial de Investigação, Desenvolvimento e Formação em Investigação sobre Reprodução Humana do PNUD /UNFPA/UNICEF/OMS/Banco Mundial (HRP).

O edital e o formulário para inscrição podem ser acessados no site da Opas.

CCS/Fiocruz

Pin It