iniciação científica

Oito projetos apoiados pelo Instituto Serrapilheira estão com inscrições abertas para iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. As vagas são para Belo Horizonte, Campinas, Natal, São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de Biologia, Física, Química, Matemática e Astronomia.

Em 2019, os projetos foram contemplados com um financiamento de R$ 700 mil cada, com bônus de R$ 300 mil para ações de promoção à diversidade na ciência, como a integração e formação de pessoas de grupos sub-representados nas equipes de pesquisa. Por isso, são encorajadas as candidaturas de mulheres, pessoas negras e de outras etnias.

O projeto “Biologia celular do microambiente tumoral” dispõe de uma vaga de iniciação científica no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com inscrições até 1º de dezembro até 2019.

O projeto “Rotas biotecnológicas de aproveitamento da semente de açaí para obtenção de bioprodutos e energia” também oferece uma vaga de iniciação científica no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro, com inscrições até 1º de dezembro. No âmbito da pesquisa “Descoberta de fármacos a partir da biodiversidade brasileira e tecnologias relacionadas” há uma vaga de iniciação científica/estágio de graduação para o Laboratório Nacional de Biociências do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, com inscrição aberta até 1º de dezembro.

Duas vagas de iniciação científica ou para recém-formados estão abertas até 1º de dezembro, para o projeto “Novas estratégias de bloqueio de transmissão da malária usando técnicas de biologia molecular, genética molecular e vacinação de modelos experimentais”, conduzido no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

Uma oportunidade de mestrado para o projeto “Os recifes brasileiros estão prontos para as mudanças globais?”, em andamento no Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), recebe inscrições até 15 de novembro. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem uma vaga de pós-doutorado disponível para o projeto “Formação e evolução de galáxias”, com inscrições abertas até 30 de novembro.

O projeto “Um olhar com raios X em supercondutividade”, conduzido no CNPEM, oferece sete vagas para os níveis: estágio de graduação, mestrado e doutorado. As inscrições encerram em 15 de novembro. Por último, uma vaga de pós-doutorado é oferecida no Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro, pelo projeto “Geometria simplética, dinâmica de contato e bilhares”; as inscrições vão até 1º de dezembro.

Mais informações em: https://bit.ly/2JXV9gH.

Agência FAPESP

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Pin It