Obra de Osmany Porto de Oliveira

Osmany Porto de Oliveira, professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi o ganhador do Early Career Award concedido pela International Public Policy Association, entidade com sede na França.

Oliveira foi o único brasileiro premiado, entre as diversas categorias do prêmio. A avaliação foi feita a partir da obra International Policy Diffusion and Participatory Budgeting, publicada em inglês pela Editora Palgrave McMillan, em 2017, com apoio da FAPESP.

O livro explora a difusão internacional do Orçamento Participativo, um mecanismo governamental de democracia participativa, criado em 1989 em Porto Alegre, que tem se espalhado pelo mundo.

Oliveira argumenta na obra que a ação de um grupo de indivíduos, chamado "embaixadores da participação", foi crucial para fazer que o Orçamento Participativo integrasse a agenda internacional. Segundo o autor, essa dimensão internacional tem sido largamente negligenciada na vasta literatura produzida sobre mecanismos de democracia participativa.

O livro combina a análise de políticas públicas e o estudo de relações internacionais e faz um amplo estudo comparativo do Orçamento Participativo, incluindo casos na América Latina, Europa e África Subsaariana.

A premiação ocorreu no dia 24 de junho de 2019, durante a cerimônia de abertura do 4º International Conference on Public Policy, no Canadá.

O livro International Policy Diffusion and Participatory Budgeting pode ser adquirido em www.palgrave.com/gp/book/9783319433363.

Agência FAPESP

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Pin It