prêmio em Medicina

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) anunciou os vencedores dos prêmios Mérito Acadêmico e Mérito Científico 2019, que ao todo receberam R$ 8 mil em prêmios.

Um dos três vencedores na categoria Mérito Científico foi o trabalho “Association between single nucleotide polymorphisms in TLR4, TLR2, TLR9, VDR, NOS2 and CCL5 genes with acute viral bronchiolitis”, desenvolvido na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) por Fernando Augusto Lima Marson, Carmen Silvia Bertuzzo, Juliana Cristina Santiago Bastos e Alfonso Eduardo Alvarez, com coordenação do professor Jose Dirceu Ribeiro.

A pesquisa, com apoio da FAPESP, teve resultados publicados na edição de março de 2018 da revista Gene.

O estudo identificou fatores genéticos associados à gravidade da bronquiolite viral aguda (leia mais em: http://agencia.fapesp.br/27218). A bronquiolite é uma infecção nos bronquíolos, ramificações dos brônquios que levam oxigênio aos pulmões. Em geral, sua causa é o vírus sincicial respiratório.

A categoria Mérito Acadêmico também teve bolsista da FAPESP premiado. Foi o aluno de graduação da FCM-Unicamp Renato Lazarin Ricci, que ficou com o segundo lugar na categoria, pelo estudo “Avaliação dos níveis plasmáticos de infliximabe e detecção de anticorpos anti-infliximabe em pacientes com doença de Crohn”. O trabalho de iniciação científica de Ricci investigou pacientes com a doença de Crohn que utilizam o medicamento infliximabe.

Os autores dos trabalhos finalistas por especialidade também receberam certificados na noite de premiação. Alguns deles são ou já foram bolsistas da FAPESP: Gil Guerra Júnior, Andrea Trevas Maciel Guerra, Luís André Nepomuceno, Aguinaldo Gonçalves e Sérgio Rocha Piedade.

O Prêmio Mérito Científico valoriza e incentiva a produção científica de médicos associados da SMCC e profissionais (docentes, assistentes e residentes) ligados às três faculdades de Medicina de Campinas. O Prêmio Mérito Acadêmico da SMCC reconhece os melhores trabalhos científicos produzidos por alunos de medicina da região.

A lista completa dos vencedores e dos finalistas pode ser consultada no site da SMCC, em http://site.smcc.com.br/conheca-os-vencedores-dos-premios-merito-cientifico-e-merito-academico-smcc-2019.

Agência FAPESP

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Pin It