Journal European Ceramic Society

A cada dois anos, o conselho do Journal European Ceramic Society, revista na área de materiais cerâmicos e vítreos, escolhe o melhor artigo publicado no período.

Na quarta edição do prêmio, referente aos anos de 2017 e 2018, o trabalho escolhido foi Nacre-like ceramic refractories for high temperature applications.

Entre os autores da pesquisa estão o professor Victor Carlos Pandolfelli, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e os ex-bolsistas da FAPESP Pedro Pelissari e Ana Paula da Luz.

É a primeira vez que autores do continente americano recebem o prêmio. Nas edições anteriores os premiados foram alemães, ingleses ou chineses. O prêmio será entregue aos autores durante a realização da 26ª Conference and Exibition of the European Ceramic Society, que será realizada em Turim (Itália), de 16 a 22 de junho de 2019.

O trabalho propõe um material cerâmico avançado inédito com alta resistência mecânica e alta energia de fratura para aplicações em temperaturas de até 1400 ºC. Sua microestrutura é bioinspirada e seu processamento é mais simples, gerando um produto com menor custo e com desempenho próximo aos compósitos cerâmicos complexos usados na indústria aeroespacial.

O artigo Nacre-like ceramic refractories for high temperature applications (doi: https://doi.org/10.1016/j.jeurceramsoc.2017.10.042), de Pedro Pelissari, Florian Bouville, Victor Pandolfelli, David Carnelli, Finn Giuliani, Ana P. Luz, Eduardo Saiz e André Studart, pode ser lido em www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0955221917307227?via%3Dihub.

Agência FAPESP

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Pin It