madeira

Empresas do setor de papel e celulose conhecem as pesquisas desenvolvidas na Embrapa Agroenergia (Brasília/DF) nesta terça-feira, 19 de fevereiro, a partir das 9h. O evento faz parte de uma iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação - Embrapii e da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel – ABTCP de levar as empresas até as suas unidades.

Durante o ROADSHOW “Inovação na prática para o setor de papel e celulose” as empresas participantes poderão esclarecer eventuais dúvidas acerca dos produtos e serviços oferecidos, e iniciarem a estruturação de projeto de inovação com subsídio financeiro da Embrapii. Nessa rodada, serão 4 Unidades Embrapii visitadas localizadas em Brasília - DF, Salvador – Bahia e São Leopoldo - RGS.

Patricia Abdelnur, pesquisadora e coordenadora da Unidade Embrapii/Embrapa Agroenergia salienta a importância do roadshow. “É uma oportunidade para que empresas do setor possam conhecer nossas pesquisas, tecnologias, estrutura e quadro técnico e os seus representantes possam expor as demandas reais da indústria. Com isso, podemos em conjunto propor soluções tecnológicas para o setor.”

A Embrapa Agroenergia atua principalmente para desenvolvimento de novos biocombustíveis e bioprodutos a partir de fontes renováveis. Neste contexto se insere também o aproveitamento de resíduos e coprodutos de várias cadeias produtivas, incluindo também as do setor florestal. Os coprodutos destas cadeias são várias indo da lignina, até mesmo ao cavaco. Novas estratégias para agregar valor as cadeias florestais podem ser desenvolvidas.

“ A competitividade da indústria passa pela inovação e, cada vez mais, as soluções tecnológicas estão se tornando mais colaborativas. A parceria entre empresas e instituições de pesquisa é fundamental, considerando que ambos detêm muito conhecimento. O Road Show vai permitir que os dois lados interajam e debatam oportunidades de desenvolvimento de inovação. A EMBRAPII atua para ser a ponte do setor produtivo e a Academia”, destaca o diretor de Planejamento e Gestão, José Luis Gordon.

Além de conhecer a infraestrutura dos laboratórios in loco, os encontros também contarão com atendimentos empresariais. Na oportunidade as empresas participantes poderão esclarecer eventuais dúvidas acerca dos produtos e serviços oferecidos pela unidades Embrapii. Assim, podem dar início a estruturação de projeto de inovação com subsídio financeiro da Embrapii.

Além das apresentações, os representantes das empresas e da Embrapii iram visitar os quatro laboratórios e a área de plantas piloto e a estrutura de casas de vegetação e campos experimentais.

Unidade Embrapii/Embrapa Agroenergia

A Embrapa Agroenergia é uma Unidade Embrapii desde 2016 que foca suas pesquisas no desenvolvimento de projetos de inovação na área de Bioquímica de Renováveis, atuando diretamente no desenvolvimento de tecnologias visando a transformação da biomassa em uma geração sustentável de bioenergia, biomateriais e químicos renováveis. De acordo com Abdelnur, já realizamos firmamos parcerias para o desenvolvimento tecnológico com sete empresas desde startups, médio e grande porte no desenvolvimento de biofertilizantes, cana transgênica, novos corentes a base de biotecnologia e o desenvolvimento bioativos a partir de extratos vegetais.

Saiba mais sobre nossa unidade embrapii www.embrapa.br/agroenergia/embrapii

Nesta iniciativa, a Embrapa Agroenergia busca parceiros da iniciativa privada para o codesenvolvimento de produtos e processos que possam a se efetivar no mercado. Alexandre Alonso, chefe de Transferência de Tecnologia, reforça que a Embrapa está cada vez mais estimulando ações com a iniciativa privada. “A nossa ideia é fortalecer a parceria com a iniciativa privada e as empresas possam ser parcerias na cogeração das tecnologias”, destaca. Essa proposta gera agilidade e flexibilidade com recursos pré-aprovados, tecnologias customizáveis e compartilhamento de riscos. Leia mais informações a respeito do trabalho de pesquisa na área florestal na edição da Agroenergia em Revista com o tema florestas energéticas: https://issuu.com/embrapa/docs/agroenergiaemrevista_ed09_3

Jornalista responsável
Daniela Collares (MTb 114/01)
Embrapa Agroenergia
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
61 - 34481581

Pin It