Akshay Venkatesh, Peter Scholze, Alessio Figalli e Caucher Birkar

Caucher Birkar (Cambridge University), Alessio Figalli (ETH Zürich), Peter Scholze (Universität Bonn) e Akshay Venkatesh (Institute for Advanced Study, Princeton) são os ganhadores da Medalha Fields 2018.

A premiação foi anunciada nesta quarta-feira (01/08), na cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Matemáticos (International Congress of Mathematicians, ICM), no Rio de Janeiro.

Realizado pela primeira vez no hemisfério Sul, o ICM é o mais importante encontro internacional em matemáticas. A Medalha Fields tem, na área, status semelhante ao do prêmio Nobel, que não tem matemática em suas categorias.

Birkar realiza sua pesquisa no campo da geometria algébrica, em particular na chamada geometria birracional de maiores dimensões, que envolve modelos mínimos, variedades de Fano, singularidades e sistemas lineares.

Nascido em Marivan, no Curdistão iraniano, em 1978, ele contou que teve uma infância difícil, marcada pela guerra entre o Iraque e o Irã e pela pobreza da família, camponesa.

A iniciação em matemática foi dada pelo irmão mais velho, que lhe ensinou cálculo diferencial e integral. Após bacharelar-se em Matemática na Universidade de Teerã, Birkar mudou-se para o Reino Unido, tornando-se cidadão britânico.

A teoria de transporte ótimo, especialmente suas conexões com a Equação de Monge-Ampère, é o foco de interesse de Figalli, nascido em Roma, Itália, em 1984.

“A pesquisa matemática exige muita disciplina e trabalho árduo. Mas a criatividade nessa área é inseparável da apreciação da beleza”, disse Figalli à Agência FAPESP.

Mais jovem do grupo de premiados, Scholze nasceu em Dresden, Alemanha, em 1987. Notável pela precocidade, tornou-se professor titular na Universität Bonn com apenas 24 anos. Seu trabalho concentra-se nos aspectos puramente locais da geometria aritmética.

Venkatesh nasceu em Nova Délhi, Índia, em 1981, mas foi criado na Austrália. Ganhou sua primeira medalha aos 12 anos, na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Suas contribuições abrangem vários campos da Matemática, em especial a teoria dos números.

Venkatesh afirmou que reconhece a grande contribuição histórica indiana para o desenvolvimento da matemática, mas que não é tão ligado a esse background cultural.

“A influência mais direta que recebi foi em casa, por meio de meu pai, engenheiro mecânico, e de minha mãe, especialista em computação”, disse à Agência FAPESP.

A Medalha Fields é concedida a cada quatro anos, a matemáticos com até 40 anos de idade, em congressos da União Internacional de Matemática. O nome da medalha é uma homenagem ao matemático canadense John Charles Fields (1863-1932). 

Em 2014, Maryam Mirzakhani se tornou a primeira mulher, assim como a primeira iraniana, a receber o prêmio. No mesmo ano, o brasileiro Artur Ávila tornou-se o primeiro matemático da América Latina a ser condecorado com a Medalha Fields. 

Medalha Nevanlinna

Além da Medalha Fields, outro importante prêmio concedido no ICM é a Medalha Nevanlinna, que contempla contribuições matemáticas em Ciências da Informação, e que, neste evento, foi concedida a Constantinos Daskalakis, nascido em Atenas, Grécia, e, atualmente, professor no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

O trabalho de Daskalakis segue o caminho aberto pela Teoria dos Jogos – tornada célebre por John Nash (1928-2015) –, com aplicações em Economia. Explicando seu campo de estudo, Daskalakis disse que tem se interessado cada vez mais pela herança cultural grega, cuja filosofia contemplava tanto a alta abstração matemática quanto a preocupação com a vida concreta dos cidadãos.

O ICM 2018 é presidido por Shigefumi Mori, presidente da International Mathematical Union, e, ele mesmo, ganhador da Medalha Fields em 1990. O evento foi organizado por Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O próximo encontro deverá ocorrer em 2022, em São Petersburgo, Rússia.

Mais informações: www.icm2018.org.

Tadeu Arantes, do Rio de Janeiro
Agência FAPESP

Pin It