Notícias

inovação

A Nanox Tecnologia foi uma das 15 startups escolhidas entre 1.000 empresas de todo o mundo para participar do programa de aceleração de negócios da Plug and Play, plataforma global de inovação com sede no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Já participaram dos programas de aceleração da Plug and Play empresas como a Dropbox, PayPal, Danger, Lending Club, entre outras.

Selecionada nas categorias Novos Materiais e Alimentos e Bebidas, a Nanox desenvolveu solução bactericida e antimicrobiana que, aplicada em embalagem de plástico ou filme de PVC, aumenta a vida útil dos produtos. O desenvolvimento da tecnologia, em suas diversas etapas, contou com o apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da

soluções tecnológicas

O International Development Research Centre (IDRC) e a Universidade de Carleton, ambos do Canadá, anunciaram uma chamada de propostas para apoiar projetos dedicados ao desenvolvimento de tecnologias que contribuam para melhorar a vida e os meios de subsistência de toda a sociedade, principalmente de mulheres e outras populações desfavorecidas.

Os projetos devem considerar questões de gênero. As inscrições vão até 27 de setembro de 2019.

A chamada é direcionada a pesquisadores de países de baixa e média renda, nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Os interessados podem concorrer em duas categorias: casos de estudo (em que são oferecidas de 15 a 20 bolsas no valor de C$ 10 mil a C$ 15

Pedro Vieira

O pesquisador Pedro Vieira – vinculado ao International Centre for Theoretical Physics-South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR), em São Paulo, e ao Perimeter Institute for Theoretical Physics, no Canadá – foi um dos ganhadores do 2020 New Horizons in Physics Prize. De acordo com a Breakthrough Prize Foundation, doadora do prêmio, Vieira foi contemplado por “suas profundas contribuições ao entendimento da Teoria Quântica de Campo”. Ele dividirá com Simon Caron-Huot, da McGill University, no Canadá, um montante de US$ 100 mil.

O New Horizons in Physics Prize contempla uma das categorias englobadas pelo Breakthrough Prize in Life Sciences, Fundamental Physics and Mathematics. No total, o Breakthrough Prize dedicou para o conjunto de ganhadores

Diálogo sobre Apoio à Pesquisa

Um público de 75 pessoas acompanhou em Piracicaba, no dia 30 de agosto, o sexto Diálogo sobre Apoio à Pesquisa para Inovação na Pequena Empresa realizado fora da capital paulista.

Neste ano, Sorocaba, Araçatuba, Lorena, Santo André e Santos já sediaram esse tipo de evento, que contribui para postulantes a um projeto apoiado pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) tirarem suas dúvidas sobre procedimentos de submissão de propostas.

As próximas edições estão marcadas para 30 de outubro, em Franca, e 27 de novembro, em Botucatu. Os diálogos do PIPE no interior contam com parceria do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

acordo em Direito Sanitário

Nesta terça-feira (10/9), durante a 13ª Sessão Ordinária de 2019, em Brasília (DF), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) assinou um acordo de cooperação com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O termo visa à implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de formação, capacitação, estudos, pesquisas e desenvolvimento institucional de interesse mútuo na área de Direito Sanitário e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assinado pela presidente do CNMP, Raquel Dodge, e pelo vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional e presidente em exercício da Fiocruz, Mario Moreira, o documento também prevê a realização de ações relacionadas com o acompanhamento e implementação dos determinantes sociais da saúde da Agenda 2030 dos Objetivos de

Prêmio Capes de Teses

O Prêmio Capes de Teses 2019 premiou um aluno e concedeu duas menções honrosas a outras duas alunas da pós-graduação da Fiocruz. Jorlan Fernandes de Jesus, aluno da pós-graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) ganhou o Prêmio pela tese, vinculada ao programa Brasil sem Miséria, Arenavírus no Brasil: ecoepidemiologia e os aspectos de sua ocorrência no processo de expansão da agricultura familiar, na Área de Conhecimento Medicina II. Fernanda de Bruycker Nogueira e Vanessa Silva Moraes receberam menções honrosas. Segundo a coordenadora-geral adjunta da Coordenação-Geral de Educação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação, Eduarda Cesse, o prêmio tem um valor inestimável e atesta a qualidade das teses da pós-graduação

Iniciativa capacita pesquisadores

Desenvolver uma ideia. Explorar caminhos. Aprender formas de comunicar uma pesquisa. Testar possibilidades e soluções em saúde. Estas são algumas das propostas do programa Inova Labs Fiocruz que iniciou nesta terça (10/9), com uma sessão inaugural no Polo de Biotecnologia do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a recepção das equipes selecionadas para a primeira rodada de dez semanas do programa.

A iniciativa das vice-presidências de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) e de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS), em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DECIT/ SCTIE/ MS), proporciona capacitação para pesquisadores desenvolverem ideias que possam

Parque Aquícola Brejinho II

Terminou na última sexta-feira, 6 de setembro, workshop da equipe do projeto liderado pela Embrapa que está trabalhando para desenvolver um Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (Site) para a aquicultura nacional. O trabalho envolve diferentes Unidades da empresa e é liderado por Balbino Evangelista, que é geógrafo e atua no núcleo temático de sistemas agrícolas da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO).

O líder do Site Aqui fez uma avaliação positiva do evento, inclusive citando a existência de resultados parciais. Segundo ele, “me surpreenderam o volume de dados que já estão disponíveis, o engajamento e o comprometimento dos colegas na execução das suas atividades. E também foi uma oportunidade pra identificar os gargalos e os problemas

institutos Max Planck

O edital de agosto de 2019 lançado pelos institutos Max Planck, da Alemanha, oferece sete vagas, em sete programas, para candidatos da América Latina. As oportunidades são para doutorado, pós-doutorado e pesquisador ou engenheiro.

Os prazos para inscrição vão de 23 de setembro a 15 de novembro de 2019, de acordo com a instituição e o curso.

As vagas estão disponíveis em várias unidades dos institutos Max Planck e abrangem áreas como: astroquímica, astrofísica, otimização para redes elétricas, simulação de sistemas de energia, mecanismos celulares, controle de robôs e imagens médicas.

As inscrições podem ser feitas nos sites indicados nos arquivos disponíveis na página da convocatória da Sociedade Max Planck.

Mais informações: www.latam.mpg.de/31128/Ofertas-laborales.

Agência FAPESP

reprodutor suíno MS115

A partir desta quinta-feira (12), a Embrapa Suínos e Aves participa da programação agropecuária da Expo Concórdia com o macho, o “suíno light”, e a fêmea suína MO25C. O atendimento no Setor Agropecuário vai ser feito no estande móvel, que funciona em uma van especialmente adaptada para eventos. O veículo foi repassado em um convênio com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e é utilizado em ações de transferência de tecnologia e de capacitação de públicos específicos.

O público também poderá assistir a três palestras técnicas gratuitas no auditório do Espaço Agro:

  • 12/9, quinta, 15h30:
  • “Rotas tecnológicas para destino de carcaças de animais mortos nas granjas”, com o técnico Paulo Baldi

Fiocruz

Confira a nota na íntegra:

"Nota do Conselho Deliberativo da Fiocruz em defesa da Pesquisa e da Pós-Graduação como patrimônios da sociedade brasileira

O Conselho Deliberativo da Fundação Oswaldo Cruz (CD Fiocruz) vem se somar às universidades públicas e demais instituições de ensino e pesquisa em defesa do caráter estratégico da ciência e da pós-graduação para o desenvolvimento soberano do país e resolução dos graves problemas da sociedade brasileira.

Os cortes que atingiram os orçamentos das áreas de Educação e de Ciência e Tecnologia ao longo de 2019 e a ameaça de redução do orçamento federal dessas áreas para 2020 colocam em risco o desenvolvimento científico e tecnológico do país e o sistema de pós-graduação