Eventos Científicos

Agenda 2030

Os avanços e os desafios no combate às doenças negligenciadas estarão em debate na Fiocruz em 31 de julho, no seminário Doenças Negligenciadas e a Agenda 2030, promovido pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã e pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) no contexto da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030. Renomados especialistas abordarão o tema sob a ótica do desenvolvimento sustentável e sua perspectiva global. O evento será realizado das 9h30 às 13h, no auditório do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), com transmissão ao vivo pelo canal da Vídeo Saúde no YouTube.

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a

Pesquisa Aplicada

Com objetivo de incentivar o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares com alto impacto para a sociedade, a Fundação Getulio Vargas (FGV) promoverá o 5º Colóquio de Pesquisa Aplicada nos dias 20 e 21 de agosto de 2019, no Rio de Janeiro.

A programação inclui palestras de representantes dos Centros de Pesquisa Aplicada da FGV e de universidades estrangeiras, como Yale (Estados Unidos) e Oxford (Reino Unido). Também participam representantes de agências de fomento à pesquisa, entre eles o professor Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP.

Além das palestras e debates, o evento terá mesas-redondas com os seguintes temas: “Avaliação e Mensuração de Impactos de Pesquisa: Sociais, Econômicos, Culturais e Ambientais”, “Regulação da Proteção de Dados Pessoais

Domingo com Ciência na Quinta

Tradicional área de lazer carioca, a Quinta da Boa Vista, na região central do Rio de Janeiro, vai se transformar em parque da ciência no próximo domingo, 7 de julho. Para celebrar os Dias Nacionais da Ciência e do Pesquisador, comemorados em 8 de julho, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promove o evento Domingo com Ciência na Quinta, com mais de 150 experimentos e exposições de diferentes áreas do conhecimento. Aberta ao público, a feira vai mostrar o impacto da ciência no cotidiano de cada pessoa e a contribuição das descobertas para o desenvolvimento sustentável do país. Todas as atividades serão realizadas das 10h às 15h, na Quinta da Boa Vista

Jinc

A Jornada de Iniciação Científica - Jinc, organizada pela Embrapa Suínos e Aves e a Universidade do Constestado - UnC Campus Concórdia, chega a sua 13ª edição neste ano. Com o tema "Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável", estudantes universitários de qualquer curso superior podem fazer a inscrição de trabalhos até o dia 30 de agosto. O evento científico será realizado no dia 23 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nas dependências da UnC.

A Jinc se consolidou como um evento voltado para a discussão da ciência e da pesquisa, com o foco na iniciação científica. O objetivo principal do evento é divulgar e valorizar o conhecimento gerado em instituições de

debate anticientificismo

Qual o valor da ciência hoje em nossa sociedade? Esta é a pergunta-chave que orientará as discussões do seminário Debates Contemporâneos sobre a Ciência, no dia 17 de junho, no Salão de Conferências do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ). O encontro reunirá especialistas convidados e da Fundação Oswaldo Cruz para debater as relações entre as ciências e a sociedade, a importância da ciência básica, os desafios contemporâneos das Humanidades e da História e a confiança social na ciência. O evento terá transmissão online. O link para a transmissão será disponibilizado no dia do evento no site e nas mídias sociais da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Coordenada pelo chefe

Seminário da Fiocruz

“Só quem vive a dor e o sofrimento de uma doença sabe da necessidade e urgência de um medicamento e sente o real sentido de que a vida não espera”. A afirmação é da advogada Margarete Santos de Brito, diretora da Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal (Apepi) e mãe de Sofia, de 10 anos, diagnosticada ainda bebê com uma doença rara, que causa crises convulsivas constantes. A família de Margarete foi a primeira no Brasil a conseguir liminar na justiça para plantar cannabis e fazer o óleo utilizado por sua filha.

Para debater questões como os benefícios do uso terapêutico da maconha, a regulamentação da produção nacional e o apoio

estrutura do trifosfato de adenosina

Pesquisadores de oito países que são referência mundial na área do metabolismo vão se reunir, entre 15 e 18 de outubro de 2019, no Rio de Janeiro, para um encontro promovido pelo Instituto Serrapilheira e pelo grupo Nature, o Nature Conference on Advances in Metabolic Communication.

O evento marca o lançamento da revista Nature Metabolism e abordará desde a pesquisa básica na área até as aplicações clínicas de terapias celulares.

Para auxiliar na participação de estudantes e pós-doutorandos, o Serrapilheira concederá 10 bolsas. Candidaturas podem ser feitas até 1º de julho por meio de um formulário on-line.

Segundo o Serrapilheira, a conferência trará novidades em comunicação metabólica, que é a forma de os fluxos energéticos

Eventos científicos

A FAPESP e o British Council, com o apoio do Newton Fund, anunciam uma nova chamada de propostas para a realização de workshops.

A chamada FAPESP / Brazil – Newton Researcher Links (BNRL) Workshop 2019 tem como objetivo apoiar a realização de eventos científicos que sirvam como plataforma para estreitar a colaboração entre pesquisadores jovens do Estado de São Paulo e do Reino Unido. Os workshops serão cofinanciados pelo British Council, Fundo Newton e pela FAPESP.

As propostas devem cobrir um dos seguintes temas: Agricultura; Clima e meio ambiente; Energia renovável e energia limpa; Educação; Crescimento econômico inclusivo; Saúde (doenças negligenciadas); Água e saneamento; Alimentação e nutrição; Mudança demográfica, migração e urbanização; Infraestrutura; Desastres humanitários

Mosca Postura

A Embrapa e a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp) promovem, de 27 a 29 de agosto, o 2º Curso de Controle Biológico de Pragas no Brasil, na Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF). Destinado a agrônomos, técnicos e consultores agrícolas, além de gerentes de fazenda com experiência em lavouras, o curso tem como objetivo apresentar e transferir tecnologias sobre a utilização adequada do controle biológico de pragas para o setor agropecuário.

As inscrições devem ser feitas até 19 de agosto no endereço www.febrapdp.org.br/controlebiologico2, que também traz outras informações. O investimento por participante é de R$ 600, valor que inclui o almoço. As vagas são limitadas.

A programação conta com palestras realizadas por pesquisadores da

Ciências Espaciais

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sediará os Sábados de Introdução à Pesquisa para Adolescentes em Ciências Espaciais (Space) nos dias 14 e 21 de setembro de 2019, em São José dos Campos (SP).

Segundo o Inpe, trata-se de um curso de introdução às Ciências Espaciais destinado a estudantes do ensino médio. Entende-se por ciências espaciais a Astronomia, Astrofísica, Aeronomia e Geofísica Espacial.

Os objetivos são trazer conhecimento e motivar a inserção das ciências espaciais no cotidiano dos alunos e identificar jovens talentos. A programação do Space inclui interação com cientistas do Inpe, atividades práticas em laboratórios e telescópios, visitas às instalações do Inpe e gincana com prêmios.

As inscrições devem ser feitas até

ciência de dados

O local onde se praticam as artes marciais japonesas, conhecido como Dojo, serviu de inspiração para um evento e uma competição que terão como tema principal a inteligência artificial e a ciência de dados. Chamado DojoML, o encontro será realizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, no dia 12 de junho.

Realizado em parceria pelo grupo de extensão DATA, do ICMC, e pelo grupo de pesquisa The AI Academy, o evento marca também o fim de uma competição on-line de aprendizado de máquina, a Machine Learning DojoML, que está com inscrições abertas até 9 de junho. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo