Eventos Científicos

InovaAvi

O InovaAvi, primeiro desafio de ideias para a avicultura da Embrapa, já tem data para acontecer. Vai ser de 5 a 8 de maio de 2020 na Embrapa Suínos e Aves em Concórdia-SC. Com o slogan “chocando ideias”, o InovaAvi quer estimular a inovação de impacto na avicultura e atrair jovens inovadores com ideias em qualquer estágio de maturidade, colaborando para que se tornem negócios e soluções para a cadeia produtiva de aves.

As ideias podem abranger insumos e serviços, saúde e bem-estar animal, produção, meio ambiente e sustentabilidade, logística, agroindústria e mercado consumidor, ou outra área onde se identificar uma possibilidade de inovação. Podem participar equipes de universitários ou profissionais independentes de diversas áreas

Laboratório TEC-DAM

As enfermidades emergentes de suínos, as alternativas para alimentação de aves e suínos e a modernização no programa de inspeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) são os temas com participação da Embrapa Suínos e Aves a serem debatidos no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs 2019), promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que acontece entre terça (27) e quinta-feira (29), no Anhembi Parque, em São Paulo-SP.

As interações dos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves começam na quarta-feira, dia 28. Às 9 horas, o pesquisador Dirceu Talamini faz a moderação do painel Demandas do consumidor atual, com a participação de Philip Wilkinson, da 2 Sisters Food Group da Inglaterra,

Fiocruz Amazônia

Instituído oficialmente por meio da Portaria Fiocruz nº 195, de 19 de agosto de 1994, como Escritório Técnico da Amazônia (ETA-Fiocruz), o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) completa em agosto 25 anos.

As comemorações do seu jubileu vão ocorrer até 2020, com uma programação variada que inclui eventos científicos, de popularização da ciência e de geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico, voltado para a promoção da saúde, qualidade de vida, meio ambiente, sustentabilidade e cidadania.

O jubileu do Fiocruz Amazônia vem sendo pensado desde o início deste ano e, com o apoio da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), um selo foi criado especialmente para este aniversário.

Numa propositura da autoria da

tragédia em Brumadinho

Seis meses após o rompimento da barragem da mineradora Vale S.A no município de Brumadinho, pesquisadores, gestores e profissionais que atuam em diferentes áreas se reúnem para avaliar os efeitos da tragédia, durante o Seminário Desastre da Vale S.A. em Brumadinho: seis meses de impactos e ações. Em dois dias de encontro, será apresentada uma série de informações, entre elas dados sobre as alterações nas redes de atenção à saúde, possivelmente relacionadas ao rompimento da barragem, e ainda como essas modificações podem ter influenciado na prestação de serviços e no número de atendimentos realizados. Promovido pela Fiocruz, o evento será nos dias 15 e 16 de agosto, na Câmara Municipal de Brumadinho (Rua José Rodrigues

refugiados

Que gosto tem a saudade? Para a venezuelana Maria Gabriela Moreno, de 33 anos, tem sabor de patacónes. À base de banana frita, frango e vegetais, o prato lembra o país que deixou há quase dois anos e é sua receita para o recomeço. Como para muitos refugiados acolhidos no Brasil, a gastronomia tem sido, mais do que um aspecto de integração cultural e econômica, fator de produção social de saúde para sua família. É dessa perspectiva que parte o seminário Acolhimento à mesa: comensalidade e produção social de saúde entre refugiados, marcado para o dia 14 de agosto, das 9h às 12h30, no Salão de Conferência do Centro de Documentação em História da Saúde

Eventos científicos

Um workshop científico é uma excelente oportunidade para a construção de uma rede científica de pessoas com interesses em comum e a pavimentação de futuras colaborações. Com essa perspectiva, a FAPESP anunciou a quarta chamada de propostas para a realização de workshops em parceria com o Ministério Estatal das Ciências e das Artes do Estado Livre da Baviera (StMWK), representado pelo Centro Universitário da Baviera para a América Latina, a BAYLAT.

A parceria FAPESP-BAYLAT, iniciada em convênio firmado em 2012, já resultou no lançamento de seis chamadas de propostas, uma delas no âmbito do programa São Paulo Researchers in International Collaboration (SPRINT).

Por meio da nova chamada, FAPESP e BAYLAT pretendem fomentar o desenvolvimento de

usina de Belo Monte

Será sediado na sede da FAPESP, nos dias 27 e 28 de agosto, o seminário Processos Sociais e Ambientais da Construção de Belo Monte, que vai apresentar os resultados de pesquisas realizadas nos últimos cinco anos por uma equipe multidisciplinar, com cientistas de várias universidades brasileiras e do exterior. O grupo avaliou os impactos sociais e ambientais da construção da usina hidrelétrica na região próxima à cidade de Altamira, no Pará.

As pesquisas integram o projeto apoiado pela FAPESP por meio do Programa São Paulo Excellence Chair SPEC, coordenado por Emilio Moran, professor da Michigan State University, nos Estados Unidos, e pesquisador visitante do Núcleo de Estudos Ambientais (Nepam) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Sistrates instalado na Granja São Roque

Começa amanhã (6/8) no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês em Chapecó-SC a 12º edição do Simpósio Brasil Sul de Suinocultura. A Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia-SC, mais uma vez participa da programação científica e da feira tecnológica do evento.

Na quarta-feira, dia 7, a partir das 8 horas, a pesquisadora e chefe geral do centro de pesquisa, Janice Zanella, fará parte da mesa-redonda “Como estamos gerenciando o nosso patrimônio sanitário?”, ao lado de Thiago Freitas (BRF), Ricardo Nagae (JBS) e Alessandra de Lacerda Alves (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Às 14 horas, a analista Danielle Gava faz a palestra “Doenças exóticas e emergentes, entendendo o problema e preparando para o desafio”

MSF Scientific Days Latin America

A organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) promove, no dia 28 de agosto na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), a conferência MSF Scientific Days Latin America. A Fiocruz vai receber debates e painéis de pesquisadores internacionais em saúde sexual e reprodutiva, com enfoque na ação em contextos de crises humanitárias. Será a primeira vez que o evento, que ocorre anualmente no Reino Unido desde 2004, terá uma edição para toda América Latina. As inscrições são limitadas e gratuitas.

A conferência ocorre em parceria com a Ensp/Fiocruz. Serão três mesas de debates com a presença de profissionais de saúde, trabalhadores humanitários, acadêmicos e líderes da comunidade científica de Brasil, Bolívia, México, Líbano, África

Universo

A participação em grandes projetos internacionais de observação, vários deles apoiados pela FAPESP, tem contribuído para aumentar a qualidade e a quantidade da pesquisa em Astronomia no Brasil. Entre esses projetos estão o Southern Astrophysical Research Telescope (SOAR), situado em Cerro Pachón, nos Andes chilenos, e o Gemini Observatory, com dois telescópios gêmeos, um em Cerro Pachón e outro em Mauna Kea, no Havaí.

Com presença consolidada no cenário global, os astrônomos atuantes no Brasil têm agora um importante desafio: criar expertise para participar da nova fase da Astronomia mundial propiciada pela construção de equipamentos gigantes.

Um deles é o Giant Magellan Telescope, com espelho de 24,5 metros de diâmetro, que está sendo construído no

Congresso de Biodiesel

A  programação do VII Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação do Biodiesel (RBTB) já está  disponível na Internet, entre no site e confira www.congressobiodiesel.com.br

O evento, considerado  um dos  mais importantes da  cadeia produtiva de oleaginosas e biodiesel no Brasil, reunirá  representantes governamentais, da academia, do setor privado e estudantes, entre os dias 4 e 7 de novembro de 2019, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, SC.

Com o tema “Empreendedorismo e inovação: construindo um futuro competitivo para o biodiesel”, a programação do congresso traz  um panorama abrangente sobre o assunto.  Durante quatro dias, o público participará de 5 conferências, 9 painéis e 35 palestras com  recortes sobre