Eventos Científicos

Cientistas

Na 25ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-25), que acontece até 13 de dezembro em Madri, na Espanha, um dos principais pleitos do Brasil será cobrar dos países desenvolvidos o aumento do financiamento que visa compensar a redução das emissões de gases de efeito estufa alcançada pelo país nos últimos anos.

“O governo brasileiro fez um esforço muito grande para reduzir as emissões até 2020 e a compensação não foi feita. Não teve aporte financeiro suficiente para ajudar e reconhecer o esforço do país no combate às mudanças do clima”, disse Paulo Cezar Rotella Braga, primeiro secretário do Ministério das Relações Exteriores e um dos negociadores brasileiros na COP25, em uma palestra por

Erika da Silva Maciel

Evento é promovido pela Embrapa Pesca e Aquicultura

Se a maré está para peixe ninguém sabe, mas o seu consumo será analisado por Erika da Silva Maciel, professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), na próxima segunda-feira (02), às 19h, na Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA). O evento é promovido pela Embrapa Pesca e Aquicultura dentro do programa Inove Aqua, que visa promover a cultura da inovação na aquicultura brasileira. A palestra é gratuita e aberta a todos os públicos.

Sob o tema “O consumo está pra peixe”, Erika fará uma análise do consumo atual de pescado no Brasil e no mundo, entraves e potencialidades para a cadeia após a produção e oportunidades de

Zoneamento Agrícola de Risco Climático

A Embrapa Cerrados (DF) vai promover, no dia 4 de dezembro, uma reunião técnica para apresentar e validar o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para o consórcio milho-braquiária para o Distrito Federal e Entorno. Estão convidados a participar das discussões produtores rurais da região, consultores de assistência técnica e extensão rural pública e privada, representantes de instituições de pesquisa e ensino, de bancos e do setor privado. A reunião técnica será realizada a partir das 8h30, no auditório do centro de pesquisas, em Planaltina (DF).

Durante a reunião técnica, o pesquisador Fernando Macena vai explicar a metodologia utilizada no ZARC para o consórcio milho-braquiária, e a pesquisadora Alexsandra Duarte fará a apresentação e demonstração

Cúpula de Nairóbi

A experiência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em saúde e produção de conhecimento e como essa expertise pode beneficiar países em desenvolvimento serão temas de um exclusivo painel na Cúpula de Nairóbi, evento co-organizado pelos governos do Quênia e Dinamarca e pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), que começa nesta terça-feira (12/11). A Cúpula reunirá governos, sociedade civil, acadêmicos e ativistas do mundo inteiro para avaliar os avanços em saúde sexual e reprodutiva nos últimos 25 anos, desde que foi pactuado o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), e reforçar as promessas feitas pelo mundo na ocasião.

Em julho deste ano, a Fiocruz firmou uma parceria com o

violência mundial

Para analisar e discutir a prevenção de conflitos que ameaçam a sociedade mundialmente, especialistas da Alemanha e do Brasil participarão do 8º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, na capital paulista, nos dias 30 e 31 de outubro de 2019, com organização da FAPESP e do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo).

Um dos participantes será Julian Junk, do Peace Research Institute Frankfurt (Alemanha), com a palestra “Radicalization and Violence – Insights from Germany and Europe”. “Embora não seja um fenômeno novo e sempre tenha existido várias formas de violência política, o tema continua sendo um dos desafios fundamentais e permanece atual, já que afeta as bases do sistema político democrático

Peles de tambaqui

Estão abertas as inscrições para o curso de curtimento artesanal da pele de tambaqui e confecção industrial de manufaturados. As aulas acontecem em Sorriso (MT), de 25 a 28 de novembro, no frigorífico Delicious Fish. Há poucas semanas foi realizado no mesmo local um curso de curtimento industrial e manufatura artesanal, ensinando como as pessoas poderiam produzir artefatos de couro de peixe em casa, para aumentar a renda.

Um diferencial desses cursos é o uso de tecnologias e reagentes menos poluentes e mais efetivos, em sintonia com demandas do mercado. O curso está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pois demonstra o curtimento com uso de tanino sintético, sem aplicação de cromo no processo.

Semiárido Show

De 19 e 22 de novembro acontece a oitava edição do Semiárido Show, maior evento de inovação tecnológica para a agropecuária dependente de chuva do Nordeste. A iniciativa busca levar aos produtores e empreendedores da região as principais pesquisas e inovações com foco no desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro. O evento é promovido pela Embrapa, em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), e acontece em uma área de 20 hectares da Embrapa Semiárido, na zona rural de Petrolina-PE.

Com o tema “Dinâmicas de Desenvolvimento Regional e Inovação”, a feira traz uma programação intensa e diversificada, que envolve mais de 70 oportunidades de capacitações entre minicursos, palestras, oficinas, seminários e Dias de Campo, tudo

BiogásFort

Nos próximos dias, de 22 a 24 de outubro, a Embrapa Suínos e Aves abre as portas para a divulgação da ciência de uma maneira especial. Com a realização da quinta edição do Dia de Campo da Ciência, a Embrapa e parceiros abordarão o tema "Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável", em cincos estações do conhecimento.

O objetivo é mostrar a alunos de 5º e 6º ano do ensino fundamental de escolas de Concórdia e região do Alto Uruguai Catarinense, além de municípios vizinhos do Rio Grande do Sul, como a ciência contribui no processo que envolve a bioeconomia, um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos, com objetivo de

Feira Nacional do Camarão

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) participará da XVI Feira Nacional do Camarão (Fenacam), que acontece nesta semana em Natal-RN. A programação técnica será entre quarta e sexta-feira e na noite desta terça, 12 de novembro, acontece a solenidade de abertura no centro de convenções da capital potiguar.

Um dos projetos que será apresentado é o que está trabalhando para a formatação de um Sistema de Inteligência Territorial Estratégica para Aquicultura no Brasil (Site Aquicultura). A proposta é organizar dados e informações relacionados ao setor aquícola em todo o país, como entrepostos existentes, fábricas de ração, associações ou cooperativas de produtores e políticas públicas de desenvolvimento da piscicultura.

“O Site aquicultura é um sistema pensado

GO FAIR Brasil Saúde

Com a presença do coordenador de Tecnologia da GO FAIR Internacional, Luiz Olavo Bonino, que apresentará a palestra principal Os princípios FAIR e sua aplicação nos repositórios de dados, será realizado o 1º Seminário da Rede GO FAIR Brasil Saúde, nos dias 7 e 8 de novembro, na sala Multimídia do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), em Manguinhos (RJ).

A GO FAIR Brasil Saúde tem como principal objetivo a promoção do compartilhamento e reuso dos dados em saúde. Coordenada por Viviane Veiga, da Rede de Bibliotecas Fiocruz, e Claudete Queiroz, coordenadora do Repositório Arca (Icict/Fiocruz), a Rede busca apoiar, por intermédio de sub-redes, “o desenvolvimento de infraestruturas de interoperabilidade, formatos específicos

Ciência na Rua

Em alusão à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a Fiocruz Rondônia irá realizar a segunda edição do Ciência na Rua. O evento é gratuito e tem como objetivo levar ao público diversas atividades, com foco na popularização da ciência, orientações sobre prevenção a doenças e divulgação dos projetos desenvolvidos pela instituição no estado.

Para uma melhor aproximação entre pesquisadores e comunidade, o Ciência na Rua será realizado em datas e locais diferentes. No dia 26 de outubro (sábado), as atividades serão desenvolvidas no Espaço Alternativo, a partir das 17h. E nos dias 15 e 16 de novembro (sexta e sábado), na galeria de Arte do Porto Velho Shopping, localizado na avenida Rio Madeira, bairro Flodoaldo Pontes