A pesquisa, realizada por Luciana Vanni Gatti (foto), foi financiada pelo Natural Environment Research Council (Nerc), do Reino Unido, e pela FAPESP

O programa SP Pesquisa, que será exibido pela TV Cultura no sábado (18/07) e pela Univesp TV no domingo (19/07), vai tratar de uma pesquisa sobre o papel da floresta amazônica no balanço de emissão de carbono, que foi capa da edição de fevereiro da revista Nature.

A pesquisa, realizada por Luciana Vanni Gatti, foi financiada pelo Natural Environment Research Council (Nerc), do Reino Unido, e pela FAPESP, no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais.

A pesquisadora usou um método que permitiu a medição da concentração dos gases de efeito estufa em vários pontos da floresta, em diferentes meses do ano, e descobriu que a quantidade de chuva altera completamente o papel da floresta na emissão do CO², o principal gás que contribui com o aquecimento global.

Também na Amazônia, um grupo de cientistas de São Paulo investiga como a poluição interfere na formação das nuvens e no regime de chuvas em várias partes do país.

O SP Pesquisa é resultado de um termo de cooperação assinado entre a FAPESP e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura. Na TV Cultura, o programa vai ao ar aos sábados, às 16h. A Univesp TV exibe reprise aos domingos (19h) e quintas-feiras (21h30).

Mais informações em univesptv.cmais.com.br.

Os programas SP Pesquisa já exibidos podem ser vistos no canal da Univesp TV no YouTube.

Agência FAPESP

Pin It