Júnia Chaves

Pesquisadores e técnicos, especialistas em conservação da biodiversidade e manejo dos recursos naturais, estarão reunidos no 12º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia (Simcon), realizado pelo Instituto Mamirauá. O evento acontece entre os dias 01 e 03 de julho e poderá ser acompanhado ao vivo pela internet, no endereço: www.mamiraua.org.br/web.

Nessa edição, serão 32 apresentações orais e 68 pôsteres expostos. Os trabalhos são resultados de pesquisas das ciências naturais e sociais da equipe o Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); o evento também contará com a participação de pesquisadores de diferentes instituições do Brasil. A expectativa de público é de cerca de 300 presentes. 

Desde o ano de 2013, o Instituto realiza a transmissão ao vivo do evento, proporcionando que pessoas de diferentes regiões do país possam acompanhar as discussões. “Essa é uma ferramenta muito importante, pois permite que pessoas de outros lugares possam participar, assistir, e interagir com as pesquisas”, reforça o coordenador de Informática do Instituto, Francisco Júnior.

Para assistir às apresentações pelo site, após entrar na página, o interessado precisa fornecer um nome de usuário e será direcionado para uma sala de web conferência, onde poderá acompanhar o evento ao vivo. Também será possível interagir com o envio de perguntas pelo mesmo canal.

O participante também poderá enviar suas perguntas aos autores de três trabalhos pelas redes sociais. Por meio de uma ação pelo , os seguidores podem enviar perguntas aos autores dos trabalhos utilizando ‪#‎ConservaçãoNaAmazônia.

As apresentações que fazem parte da ação pelo facebook são: as palestras sobre as onças d’água da Reserva Mamirauá e sobre o comportamento reprodutivo de primatas neotropicais, além dos trabalhos de educação ambiental do projeto “Participação e Sustentabilidade: o Uso Adequado da Biodiversidade e a Redução das Emissões de Carbono nas Florestas da Amazônia Central” – BioREC – desenvolvido pelo Instituto Mamirauá com financiamento do Fundo Amazônia.

O Simpósio tem por objetivo promover a divulgação científica e o debate sobre a conservação da biodiversidade, o manejo de recursos naturais, a gestão de áreas protegidas e os modos de vida das populações locais. É um evento que promove a interação acadêmica interdisciplinar, gerando diálogo entre pesquisadores de diferentes campos do conhecimento.

Veja a programação completa do evento.

Abaixo, a programação resumida:

01 de julho

09:00 - 10:00h

Palestra: Dr. Michel André  (Technical University of Catalonia, BarcelonaTech (UPC) & The Sense of Silence Foundation) - From a global ocean underwater noise monitoring initiative to the conservation of the Amazon fauna

14:00 - 15:00h

Palestra: Dr. Helder Queiroz (Instituto Mamirauá) - O papel evolucionário dos plugs copulatórios e sua ocorrência entre os primatas neotropicais

02 de julho

8:00 - 9:00h

Palestra:  Dr. Emiliano Ramalho (Instituto Mamirauá) - As onças d’água

14:00 - 15:00h

Palestra:  Carlos César Durigan (Wildlife Conservation Society) - Projeto SNAP - Western Amazon

03 de julho

8:00 - 10:00h

Sessão especial: Projeto Participação e Sustentabilidade: o uso adequado da biodiversidade e a redução das emissões de carbono nas florestas da Amazônia

Instituto Mamirauá

Pin It