Hilton Silveira Pinto, da Unicamp, é um dos entrevistados do programa SP Pesquisa

O 12º programa SP Pesquisa, que será exibido pela TV Cultura no sábado (13/06) e pela Univesp TV no domingo (14/06), vai tratar do impacto do aquecimento global na produção agrícola brasileira e mostrar iniciativas de pesquisas que buscam garantir a produção de alimentos num cenário de mudanças climáticas.

Os pesquisadores estimam que o aumento da temperatura e as mudanças no regime de chuvas impactarão as culturas que sustentam o agronegócio no Brasil.

As perdas projetadas podem chegar a R$ 7 bilhões. A soja, por exemplo, poderá registrar perdas de até 12% na produção nos próximos 10 anos.

A equipe do programa SP Pesquisa foi até Jaguariúna, no interior paulista, registrar um experimento inédito no mundo. Lá, cientistas acompanham uma plantação de café, cultivada nas condições atmosféricas previstas para o fim deste século.

Perto dali, em Campinas, os pesquisadores desenvolvem plantas que deverão resistir à seca, um fenômeno que promete ser mais frequente no Brasil das próximas décadas.

O SP Pesquisa é resultado de um termo de cooperação assinado entre a FAPESP e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura. Na TV Cultura, o programa vai ao ar aos sábados, às 16h. A Univesp TV exibe reprise aos domingos (19h) e quintas-feiras (21h30).

Mais informações em univesptv.cmais.com.br/.

Os programas SP Pesquisa já exibidos podem ser vistos no canal da Univesp TV no YouTube.

Agência FAPESP

Pin It