Em junho, projeto educativo estará nos municípios de Três Rios (Rio) e Belo Horizonte (Minas) com oficinas pedagógicas para abordar a articulação entre os temas de saúde e meio ambiente em sala de aula

Em junho, a equipe da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), projeto educativo, coordenado pela vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), estará nos municípios de Três Rios (Rio de Janeiro) e Belo Horizonte (Minas Gerais), para oferecer as oficinas pedagógicas aos professores locais, abordando a articulação entre os temas de saúde e meio ambiente em sala de aula. As atividades em ambas as cidades integram a programação de atividades da Olimpíada pensadas para a Semana do Meio Ambiente, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. 

A iniciativa na cidade de Três Rios é uma parceria entre pesquisadores e professores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e do Laboratório de Transmissores de Leishmanioses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, e o Centro Vocacional Tecnológico Três Rios. Já as oficinas de Belo Horizonte são organizadas pela equipe da regional Minas-Sul da Obsma e são uma parceria entre pesquisadores do Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas) e Instituto de Ciências Biológicas – ICB/UFMG.

Três Rios

As oficinas pedagógicas de Três Rios serão de 1 a 3 de junho, das 13h às 18h, no Centro Vocacional Tecnológico Três Rios (CVT) (Av. Tenente Eneias Torno, 70). Insetos: É preciso conhecer para se conviver bem é o título da palestra de abertura das oficinas pedagógicas da Olimpíada, que será feita por Catarina Macedo (IOC/Fiocruz). As inscrições nas atividades são gratuitas e todos os participantes receberão certificados e apostilas com recomendações de leitura. Informações e inscrições: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. e (21) 2560-8259.

Belo Horizonte

As oficinas pedagógicas de Belo Horizonte serão no dia 3 de junho, das 8h30 às 17h30, no auditório 3 do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFMG) (Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha). As inscrições nas atividades são gratuitas e todos os participantes receberão certificados e apostilas com recomendações de leitura. Informações e inscrições: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. e (31) 3349-7863.

Sobre as oficinas pedagógicas

As oficinas pedagógicas da OBSMA são oferecidas a educadores interessados em abordar as temáticas de saúde e meio ambiente em sala de aula, utilizando recursos relacionados a projeto de ciências, produção de texto e produção audiovisual, que são as três modalidades da OBSMA. As oficinas são pensadas como uma ação para sensibilizar professores de todo o Brasil, ao diálogo que pode haver entre a educação e os temas saúde e meio ambiente. 

Em 2015, a equipe olímpica pretende realizar doze oficinas pedagógicas em todo o Brasil e as duas primeiras aconteceram na primeira quinzena de maio, em Barcelos e Novo Airão, municípios amazonenses localizados na região do Rio Negro. 

No ano passado, o projeto das oficinas pedagógicas levou equipes multidisciplinares de profissionais a oito cidades para ministrar oficinas aos educadores interessados nas temáticas da Olimpíada. As oficinas, realizadas com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estiveram em: Petrópolis (RJ), Sobral (CE), Brasília (DF), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Maceió (AL), Niterói (RJ) e Rio do Sul (SC).

Em 2013, a OBSMA ofereceu oficinas pedagógicas em seis cidades brasileiras: Recife (PE), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM) e Salvador (BA). As oficinas foram apoiadas por diversas instituições locais, incluindo Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, e atingiram diretamente cerca de 500 profissionais atuantes na área de educação.
    
Informações para a imprensa:
Assessora de Comunicação da Obsma – Coordenação Nacional: Ariane Mondo
(21) 2560-8259, 3865-9738 ou 3865-9741; This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Canais de divulgação da Obsma:

http://www.olimpiada.fiocruz.br            
http://www.facebook.com/obsma
http://twitter.com/obsma                       
http://www.youtube.com/obsma

Ariane Mondo
Ascom Olimpíada Fiocruz

Pin It