Decoração e Design

maracujá ornamental

Cinco cultivares de maracujá com fim ornamental foram lançadas pela Embrapa Cerrados (DF) nessa quinta-feira, 16, durante a AgroBrasília 2019. Essas são as primeiras espécies brasileiras disponíveis no mercado. São as BRS Estrela do Cerrado, BRS Rubiflora e BRS Roseflora, com flores de coloração vermelho intenso, a BRS Rosea Púrpura, com flores cor-de-rosa, e BRS Céu do Cerrado, com tom azulado.

O diferencial dessas cultivares é que elas são completamente adaptadas ao clima brasileiro, diferente das outras disponíveis hoje no mercado. “Resultado de 15 anos de pesquisa, elas se adaptam perfeitamente ao clima tropical”, explica Fábio Faleiros, pesquisador da Embrapa Cerrados responsável pela pesquisa.

O trabalho de pesquisa começou com a coleta de amostras na

decoração

Domingo, 14 de abril, um dia bastante propício para saborear uma das bebidas mais consumidas no mundo. No Dia Mundial do Café, que tal aproveitar para degustar um cafezinho em um ambiente agradável em uma cafeteria ou tornar a mesa da sua casa convidativa para celebrar a data?

A cada ano, surgem novas receitas que têm o grão milenar como ingrediente principal, desde as mais tradicionais até criações requintadas e exclusivas, e o mercado de decoração e acessórios segue a mesma linha. Para deixar o momento ainda mais prazeroso, uma dica simples é optar por uma toalha de mesa com o tema. A linha Decorelli, produzida pela Cipatex®, apresenta várias versões de toalhas com estampas

ambiente funcional

Foram seis meses de demolições, criações de novos espaços e diferentes formas de pensar a integração da residência, para que a arquiteta Eliza Schuchovski, à frente do escritório SCK Arquitetura, entregasse um projeto aconchegante e funcional para a família que viria de São Paulo, para residir em Curitiba. 

Segundo a arquiteta, o espírito descontraído da família vislumbrava um projeto prático e com uma essência minimalista. Por isso, Eliza trouxe aos ambientes bases brancas nos pisos e paredes e a presença do amadeirado de carvalho nos detalhes do forro, deixando o ambiente mais intimista e convidativo a um espaço de confraternização familiar. “Para criar essa atmosfera familiar no apartamento, materiais com cores neutras e claras foram

cozinha

Já faz algum tempo que o uso da cor preta em projetos arquitetônicos deixou de significar sobriedade e monotonia – agora, remete a um estilo urbano e elegante. A arquiteta Manoela Py, do escritório Pura! Arquitetura, foi responsável por levar essa atmosfera cosmopolita à cozinha de 8,14 m² de um apartamento com três dormitórios localizado em Porto Alegre (RS). Os moradores, um jovem casal que utiliza bastante o cômodo, inclusive a churrasqueira integrada, queriam um ambiente prático, charmoso e confortável.

O apartamento foi entregue pela construtora com revestimentos de parede e cozinha já com piso, além do forro de gesso pronto. Os proprietários quiseram aproveitar alguns móveis da moradia anterior, por isso, a arquiteta levou

 premio de design

• Edição 2017 do Prêmio ABF+RDI Design ganhou nova categoria: Design de Inovação
• Premiação teve recorde de inscrições, com 105 projetos de 58 redes de franquias

A Associação Brasileira de Franchising e o Retail Design Institute Brasil divulgaram na última quarta-feira, dia 25, os vencedores deste ano do Prêmio ABF+RDI Design. Os troféus foram entregues na celebração que integra o maior encontro do setor de franquias no ano e que reúne cerca de 600 líderes do franchising brasileiro na Ilha de Comandatuba (BA).

Criado para homenagear e valorizar profissionais e empresas franqueadoras que utilizam o design como ferramenta estratégica, agregando valor aos seus negócios e promovendo o desenvolvimento do mercado de franquias no País,

decoração natalina

Exposição gratuita tem início no dia 30 de novembro

No dia 30 de novembro, às 20h, será inaugurada, no Shopping Minascasa, a mostra “Natal Versátil”, uma parceria do centro de compras com a Universidade Fumec. A iniciativa manterá exposta, até o dia 6 de janeiro, ao longo do espaço do shopping, seis diferentes alternativas de decoração natalina, projetadas por estudantes do sétimo período do curso de Design de Interiores da instituição.

Montados a partir de itens de decoração das próprias lojas do Shopping Minascasa, os espaços têm a proposta de refletir diferentes formas de celebração do Natal. Os temas —como Natal tradicional ou celebrado no exterior— foram definidos pelos estudantes. “Os ambientes que estarão expostos

Design Book

Edição criada para inspirar novos projetos em vidro traz cases de sucesso da indústria de embalagens

A Owens Illinois (O-I), líder mundial da fabricação de embalagens de vidro, acaba de lançar o Livro Global de Design, uma publicação especial que pretende inspirar designers, agências e marcas que buscam novas ideias em vidro para embalagens de alimentos e bebidas. A edição traz os melhores cases da empresa lançados nos últimos anos, nos quatro continentes onde atua. São mais de 100 tipos de embalagens que ilustram a beleza, cor, forma, versatilidade e diferenciação que o material pode agregar a um produto.

Embalagens de vidro possuem características próprias que apenas esse material pode proporcionar, como a interação emocional com os

Estampas florais e almofadas fofas

Quem tem uma alma essencialmente romântica não abre mão de demonstrar todo o amor que sente pela casa. Nesse caso, vale investir em um visual autêntico e cheio de romantismo. Para fugir do óbvio, a dica é inserir elementos modernos e deixar o lar com a sua cara.

Reunimos algumas dicas para compor uma decor envolvente e puro amor. Confira e apaixone-se:

A cor do amor

O rosa tem presença garantida nas propostas que seguem uma linha romântica. Mas não são apenas os móveis clássicos que dão o tom, peças arrojadas com um ar mais retrô, podem ser ótimas apostas.

Romantismo metalizado

Quem acompanha tendências sabe que os metalizados estão, cada vez mais, presentes

Mueller Ecodesign Social

As 30 crianças que moram no Lar Infantil Sol Amigo (Lisa) receberam, nesta terça-feira (20), as casas revitalizadas pelo projeto Mueller Ecodesign Social. Foram 585m² com 35 ambientes transformados deixando os espaços mais lúdicos, interativos e aconchegantes. A cerimônia de entrega contou com a participação de mais de 300 pessoas, dentre elas arquitetos, representantes de empresas parceiras e os moradores do Lar.

O projeto escolheu a entidade por meio de votação popular, realizada em março deste ano. O espaço conta com três casas, um ambiente de convivência e jardim que foram reformados por 70 profissionais - arquitetos, designers, paisagistas e outros parceiros de 34 escritórios.

Segundo a presidente do Lar, Marta Ortiz, o projeto e os

Regina da Mata e Ricardo Raposo assinam os ambientes Café

A Simonetto, empresa com 30 anos de tradição no ramo moveleiro, participa da 15ª Casa Design Niterói. A mostra, que retrata as características mais marcantes dos lançamentos da arquitetura, decoração, paisagismo e já recebeu cerca de 300 mil visitantes desde sua estreia em 2003, conta este ano com dois ambientes que utilizam soluções da unidade Simonetto da cidade.

Nesta edição, a grande novidade é o Casa Design Gourmet, ambiente que funciona durante todos os dias do evento e, no qual, dois restaurantes diferentes, que mudam semanalmente, fazem receitas que estão em menus disponíveis para os visitantes. Le Restrô, Quitanda, Família Paludo, Maria da Toca, Empório da Ovelha e Meatpacking são apenas alguns dos nomes que

Andres Dare

Técnico do Laboratório de Modelos e Ensaios da FAU, Andres Dare começou a estudar Design influenciado por seu trabalho

Vários tipos de maquinário para criar projetos e protótipos, oficinas de metal, moldagem e marcenaria, e um centro de pintura e acabamento: assim é o Laboratório de Modelos e Ensaios da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, onde trabalha o técnico Andres de Paula Dare. Inspirado por esse ambiente e procurando dar um novo propósito ao seu trabalho, o funcionário decidiu começar a cursar Design e a escolha já começa a render frutos: ele acaba de vencer a edição 2017 do Prêmio de Design de Móveis.

A proposta do concurso, descoberto durante um trabalho acadêmico, era a transformação do popular em