Arquitetura e Cidade

O Grupo de Pesquisa de Projeto, Arquitetura e Cidade de Presidente Prudente da Unesp lançou o e-book Cidades do Noroeste Paulista: patrimônio e marginalidade ao longo dos antigos leitos férreos, que registra o entorno ao longo dos antigos leitos férreos do noroeste paulista.

A obra reúne parte das pesquisas e levantamentos realizados nos últimos cinco anos pelo grupo liderado pelo professor Evandro Fiorin, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. O trabalho de Fiorin recebeu recursos da FAPESP por meio de diversas bolsas.

Os registros e pesquisas se concentram nas cidades de Araçatuba, Assis, Birigui, Marília, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, mais precisamente no entorno dos leitos férreos destes municípios.

Fiorin explica que essas cidades se desenvolveram com a chegada da ferrovia e tiveram grande prosperidade com a instalação de plantas agroindustriais próximas às linhas férreas. Entretanto, devido a sucessivas crises de matérias-primas e à falta de investimento na rede ferroviária brasileira, acabaram sofrendo com o desmonte das fabricas.

O livro pode ser obtido pela internet em www.amigosdanatureza.org.br/biblioteca/livros/item/cod/171.

Mais informações: https://bit.ly/2li0imV.

Agência FAPESP

Pin It