Vale da Fé

Arquitetura religiosa e urbanismo do Vale do Paraíba são tema da revista Unesp Ciência

O dramaturgo norueguês Ibsen (1828 – 1906) disse que “a beleza é o acordo entre o conteúdo e a forma”. Esse é o mote da matéria de capa da revista Unesp Ciência deste mês, que enfoca a Arte Sacra que caracteriza o Vale do Paraíba, em São Paulo, SP, conhecido como o Vale da Fé. Trata-se de uma jornada pela arquitetura religiosa e o urbanismo da região, a partir de livro do professor Percival Tirapeli, do Instituto de Artes, sediado na Capital paulista.

Antes de chegar nessa reportagem, o leitor pode conhecer a caminhada de José Ribeiro Júnior, hoje com 75 anos, que atuou em diversos cargos na Administração Geral da Universidade, além de ler uma homenagem ao arquiteto e urbanista Vilanova Artigas, cujo centenário de nascimento ocorre este ano.

A reaproximação entre EUA e Cuba motiva um dos dossiês da publicação. O outro, sobre síndrome de Down, reúne artigo, entrevista, reportagem e ensaio fotográfico sobre o tema, em um conjunto de textos e imagens que lançam luz sobre um tema que ainda é tabu para muitos.

Educação a distância, homofobia na escola, uma reflexão sobre a doença de Alzheimer, um projeto contra cárie que já atendeu mais de 6 mil crianças no Interior paulista e um pensar sobre o bairro paulistano da Vila Madalena, transformado, no último Carnaval, num campo de batalha entre “foliões”, moradores e policiais, mostram a diversidade
de pensamento e de atuação de pesquisadores da Unesp.

A discussão sobre a autoria de obra central sobre a expansão ultramarina espanhola, a descrição do percurso da artista plástica Hannelore Jacobowitz, uma imagem da Unesp de São José do Rio Preto e um texto sobre o Dia Mundial da Água encerram a edição, construída pela nossa equipe com a convicção de que, como dizia Ibsen, conteúdo e forma podem caminhar juntos rumo à beleza.

Acesse a edição completa em
www.unespciencia.com.br

Portal Unesp

Pin It