Topologia Algébrica

O Projeto Temático “Topologia Algébrica, Geométrica e Diferencial” dispõe de duas vagas de pós-doutorado com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição se encerra no dia 1º de abril de 2018.

O projeto consiste em desenvolver pesquisa em seis subáreas de Topologia/Geometria: 1) Ponto fixo e coincidência; 2) Bordismo equivariante e cohomologia de grupos; 3) Topologia das variedades; 4) Bordismo e teoria de homotopia; 5) Grupos de trança; 6) Análise topológica de dados.

Em uma das oportunidades, o responsável pelo projeto é o professor Daciberg Lima Gonçalves e a posição aberta é para desenvolver projeto de pesquisa sob a supervisão do professor Carlos Biasi. O bolsista trabalhará no Departamento de Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Para a outra vaga, o bolsista desenvolverá pesquisa em grupos de tranças e conexões com aspectos topológicos de variedades de dimensão 3 e/ou topologia de baixa dimensão. A posição aberta é para desenvolver projeto sob a supervisão do professor Pedro Luiz Queiróz Pergher. O estudo será feito no Departamento de Matemática da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O candidato deverá encaminhar mensagem para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., contendo curriculum vitae, projeto de pesquisa e nomes e endereços de dois pesquisadores que poderão ser contatados para o encaminhamento de cartas de recomendação sobre o candidato.

A bolsa terá duração de 12 meses e o anúncio do resultado final do processo de seleção será no dia 15 de abril. O candidato selecionado iniciará as atividades do projeto no prazo máximo de 45 dias após o anúncio do resultado.

Mais informações sobre as vagas estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1971 e www.fapesp.br/oportunidades/1972.

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP

Pin It