Colégio Mary Ward

Quem vê o pequeno boneco de pano que acompanha os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Mary Ward para casa a cada sexta-feira não imagina o poder de transformação que essa simples atividade exerce nos estudantes e em suas famílias.

Inspirado no personagem do livro “O Segredo de Antom”, que conta a história de um menino aventureiro em meio à natureza, o boneco acompanha a criança em casa durante os finais de semana e está presente em todos os registros fotográficos que a família faz ao tomar alguma atitude em benefício do meio ambiente.

Para a Prof. Quézia Martinelli, responsável por uma das turmas do 1º ano, a iniciativa transforma os pequenos em “fiscais”, o que torna a prática de ações sustentáveis um fator relevante na vida dos alunos desde pequenos, além de favorecer o desenvolvimento de conhecimentos sobre os recursos naturais e estimular a cidadania.

Após os dias em companhia com Antom, as crianças compartilham as dicas com os demais alunos e podem acessar as fotos dos colegas durante a aula de informática. O projeto desenvolve ainda a coordenação motora fina e o senso estético dos pequenos, já que duas vezes por semana eles completam o livro e adquirem novos conhecimentos.

Pin It