Instituto Tecnologico de Aeronautica

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Finanças Computacionais no âmbito do Programa de Pesquisas em eScience da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 31 de outubro.

O bolsista participará do projeto "Aplicação de técnicas de inteligência computacional e de análise de Big Data em um experimento com sistemas multiagentes na área de finanças", a ser desenvolvido em parceria com a Universidade de Essex, Reino Unido.

Essa pesquisa pretende empregar diferentes técnicas de inteligência computacional (aprendizagem por reforço, algoritmos genéticos e lógica fuzzy) e análise de Big Data em experimentos de sistemas multiagentes (simulação do modelo baseado em agentes de um leilão duplo) de finanças. Os objetivos são a investigação da capacidade das técnicas de inteligência computacional em modelar a aprendizagem e a evolução dos agentes nos mercados financeiros, o estudo do uso de índice de performance multicritérios com o objetivo de reproduzir o processo de aprendizado dos agentes e a análise das consequências do comportamento desses agentes para os mercados financeiros como um todo.

O candidato deve ter obtido o título de doutorado em Finanças Computacionais ou em área similar há menos de sete anos e ter experiência em finanças computacionais, inteligência artificial, análise de dados e sistemas multiagentes. Fluência avançada em inglês e capacidade de trabalhar em equipes interdisciplinares são requisitos obrigatórios para os candidatos e devem ser comprovados.

Os interessados devem enviar Currículo Lattes, carta de interesse e pelo menos uma carta de recomendação para o pesquisador principal do projeto, Cairo L. Nascimento, da Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA, no endereço This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1303/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação, composto por uma mensalidade adicional e despesas de transporte, quando houver deslocamento por distância superior a 350 quilômetros. Esse benefício precisa ser aprovado pela FAPESP.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Agência FAPESP

Pin It