Print
Category: Educação

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu as inscrições para o Unicamp de Portas Abertas (UPA) de 2015, que será realizado em 29 de agosto.

A expectativa da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) é de que pelo menos 50 mil estudantes de ensino médio de todo o Brasil visitem o campus de Barão Geraldo, em Campinas (SP), e participem das muitas atividades que serão oferecidas.

Um dos principais objetivos da UPA é apresentar a Unicamp aos estudantes, de modo a estimulá-los a concorrer a uma das vagas oferecidas por meio do vestibular.

“A UPA é um importante canal de aproximação com o público jovem. Queremos mostrar os diferentes aspectos das nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, disse o professor Alvaro Crósta, coordenador-geral da Unicamp, ao site da instituição.

Dentre as atividades que estão sendo preparadas, destaque para uma mostra que tratará da evolução da tecnologia da informação no suporte às atividades da universidade, cuja organização está a cargo do Centro de Computação.

“Outro ponto que vamos enfatizar junto aos visitantes são as ações da Unicamp voltadas à sustentabilidade. Vamos abordar, entre outros pontos, o uso racional da água e da energia”, disse Crósta.

As atividades da UPA, que estão sendo definidas pelas unidades e órgãos da instituição, contemplarão desde palestras até experimentos científicos, passando por apresentações artísticas e culturais. A programação estará disponível a partir de 18 de agosto.

O aplicativo do evento este ano ganha uma versão para o sistema iOS e contará com novas funcionalidades. “Ao instalarem o aplicativo em seus tablets e celulares, os ‘uperios’ terão acesso a toda a programação do evento, bem como a mapas e rotas, o que facilitará o deslocamento deles pelo campus”, disse José Reinaldo Braga, assessor da CGU e coordenador executivo da UPA.

Mais informações: www.upa.unicamp.br

Agência FAPESP