Pesquisa do Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias visa elucidar fatores moleculares envolvidos na interação entre carrapatos e rickettsias

O Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID) dispõe de uma vaga para pós-doutoramento com Bolsa da FAPESP. O CRID é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP.

O selecionado participará do projeto “Caracterização molecular das interações entre carrapatos, riquétsias e hospedeiros vertebrados”, coordenado pela professora Sirlei Daffre no Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. (Heitor, no texto tem as duas formas)

Segundo Daffre, os carrapatos têm hábito de vida parasitário, alimentando-se obrigatoriamente de sangue e/ou linfa de vertebrados. Como resultado da hematofagia, esses artrópodes podem transmitir uma grande variedade de patógenos.

Entre as riquetsioses transmitidas por carrapatos, destaca-se a Anaplasmose Bovina (AB) e a Febre Maculosa Brasileira (FMB). AB é uma doença grave que afeta bovinos, sendo causada por Anaplasma marginale e transmitida por Rhipicephalus microplus no Brasil. Apesar da grande importância veterinária e econômica, não existe uma vacina comercial para o controle de R. microplus ou da AB.

“Do mesmo modo, não existe uma vacina para a prevenção da FMB, a riquetsiose mais grave que afeta os seres humanos. Em nosso país, o agente etiológico da FMB, Rickettsia rickettsii, é transmitido por carrapatos do gênero Amblyomma”, explicou.

O projeto de pesquisa tem como objetivo elucidar os fatores moleculares envolvidos na interação entre carrapatos e rickettsias, contando com a participação de uma rede de pesquisadores com expertises complementares. Os dados gerados podem revelar novos alvos para o desenvolvimento de vacinas para o controle de ambos os carrapatos e de AB e FMB.

O candidato deve ter expertise em bioquímica e biologia molecular. É desejável que tenha conhecimento em técnica de cultura celular.

Os interessados devem enviar, até 15 de maio de 2016, curriculum vitae, carta de interesse e duas cartas de recomendação para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Mais informações sobre a vaga: fapesp.br/oportunidades/1069.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP

Pin It