O projeto visa estudar os efeitos combinados da idade, hipertensão e treinamento aeróbio sobre a hemodinâmica basal e o transcriptoma em áreas encefálicas de controle autonômico de hipertensos e normotenso

O Projeto Temático "Amelioration of the autonomic imbalances of old age with exercise exploring the molecular and physiological mechanisms", desenvolvido em colaboração com a University of Bristol e apoiado pela FAPESP e pelo Research Council (UK), tem uma oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado para pesquisa no Departamento de Fisiologia e Biofísica, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP).

O projeto visa estudar os efeitos combinados da idade, hipertensão e treinamento aeróbio sobre a hemodinâmica basal e sobre o transcriptoma em áreas encefálicas de controle autonômico de hipertensos e normotensos em diferentes faixas etárias: ratos jovens (1 mês de idade), nos quais o treinamento ou sedentarismo inicia-se ainda na fase pré-hipertensiva, e velhos (12 meses de idade), nos quais os protocolos experimentais iniciam-se após o estabelecimento de importante desequilíbrio autonômico desencadeado pelo avanço da idade e intensificado pelo estabelecimento da hipertensão arterial crônica.

O projeto já se encontra em andamento, em fase de obtenção do transcriptoma detalhado em áreas de controle autonômico. O bolsista de pós-doutorado selecionado deverá, por meio de técnicas de transferência gênica em áreas autonômicas, validar em SHR e WKY jovens e velhos os efeitos funcionais dos ‘nodal genes’ identificados pelo transcriptoma.

Os candidatos, portadores de título de doutor em áreas correlatas, deverão ter fluência em inglês, disposição para viagens à Universidade de Bristol, UK, e domínio de técnicas como as de análise de expressão gênica e proteica, transfecção gênica, imuno-histoquímica, além de experiência com registro de parâmetros funcionais.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: análise dos documentos enviados pelos candidatos e entrevista para aqueles que preencherem os requisitos especificados.

A data-limite para inscrição é 1º de julho de 2015.

Para se inscrever, o candidato deve enviar ao e-mail para Lisete Compagno Michelini (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.), pesquisadora principal do projeto temático, descrevendo seu interesse e experiência profissional, anexando o Curriculum Vitae atualizado e duas cartas de referência de professores/pesquisadores.

A oportunidade de bolsa está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/848.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Agência FAPESP

Pin It