internet

O curso de extensão Ideias no Lugar: A internet e o discurso liberal no Brasil é oferecido por HELOISA PAIT (http://www.marilia.unesp.br/helopait), professora da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Câmpus de Marília.

Leia texto abaixo da docente
Se você quer entender o ressurgimento do debate liberal no Brasil e o papel da internet e das redes sociais nesse novo diálogo público, este curso de extensão a distância pode ajudar.

Estou oferecendo 40 vagas para alunos de graduação, pós-graduação e interessados no tema; o programa detalhado pode ser encontrado em bit.ly/Liberais. O curso, de 60 horas, tem duração de 4 meses e começa em outubro de 2015.

Na plataforma Moodle os alunos poderão debater os textos sugeridos e apresentar suas investigações a partir dos textos indicados, da realidade diária das redes e de minhas intervenções.

Veja aqui a proposta do curso ou consulte o programa detalhado em bit.ly/Liberais.

As ideias liberais que inspiraram revoluções no velho e no novo mundo ocuparam no Brasil um lugar importante porém ambíguo. Pareciam em momentos de nossa história fincar raízes em nossas instituições, para serem em seguida relegadas ao mero prestígio cultural ou sofrer ataque autoritário. Por outro lado, o brutal desenvolvimento econômico ao longo do último século, que produz necessariamente diversidade social e clama por democracia, tem trazido à esfera pública uma espécie de demanda liberal, que não é atendida pelo pouco conhecido pensamento autóctone, alimentando-se de populares autores estrangeiros.

Este curso pretende apresentar idéias liberais básicas e seus desdobramentos no Brasil, resgatando autores, experiências e conceitos que tenham o potencial de alimentar o debate liberal nacional. A partir daí poderemos examinar como ocorre no presente a circulação de idéias liberais, em especial na internet, meio de comunicação rápido, fluido e global.

O curso oferecerá breve introdução à sociologia da comunicação, dando assim aos alunos a oportunidade de examinar a articulação, no presente, de um discurso em seus aspectos nacional, global, social e material.

Portal Unesp

Pin It