Tronco

O Projeto Temático “PIRE: educação e pesquisa em clima das Américas usando os exemplos de anéis de árvores e espeleotemas (Pire-Create)”, conduzido no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP), oferece duas Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP e uma de Treinamento Técnico nível dois (TT-2). As inscrições devem ser feitas até 25 de novembro de 2019.

Uma das vagas de pós-doutorado é voltada a candidatos com experiência em dendrocronologia (método que permite estabelecer a idade de uma árvore com base nos padrões dos anéis em seu tronco) e anatomia do lenho de árvores de espécies tropicais e subtropicais, com ênfase na caracterização anatômica e da microdensidade dos anéis de crescimento. O bolsista vai participar de pesquisa que pretende reconstituir o clima de regiões do país a partir de registros dos anéis de crescimento e dados isotópicos de árvores e de espeleotemas.

Os interessados devem enviar e-mail para os professores Mario Tommasiello (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.) e Francisco Cruz (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.), anexando carta de intenção, curriculum vitae e pelo menos duas cartas de recomendação.

A segunda vaga de pós-doutorado é voltada a candidatos com experiência em estudos paleoclimáticos. É desejável experiência prévia em geoquímica isotópica e elementar e datação pelo método U/Th. Os currículos e pelo menos duas cartas de recomendação devem ser enviados para os e-mails dos professores Francisco Cruz e Nicolás Stríkis (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.).

Podem se candidatar à oportunidade de treinamento técnico os alunos do último ano ou egressos de curso técnico em química, com facilidade em química analítica. O selecionado será treinado em uma rotina de laboratório de pesquisa voltado à análise isotópica com uso de espectrômetro de massa de fonte gasosa do tipo IRMS acoplado a dispositivos on-line de preparação de amostras do tipo GasBench II e Analisador Elementar.

Os interessados devem enviar o histórico escolar de conclusão do curso técnico em química e o currículo para Alyne Barros (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.).

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3296, www.fapesp.br/oportunidades/3297 e www.fapesp.br/oportunidades/3298.

A Bolsa TT-2 tem valor de R$ 878,00 mensais e é voltada para alunos de cursos técnicos de nível médio e superior, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, para dedicação de 16 a 40 horas semanais (o valor da bolsa a ser paga será proporcional ao número de horas semanais) às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Pin It