DNA

O projeto “Estudo da interação de partículas carregadas pesadas com o DNA usando métodos computacionais” oferece uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. O prazo de inscrição termina em 25 de novembro de 2019.

O bolsista vai integrar o Grupo de Física Radiológica Médica do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolvendo pesquisa na área de radiobiologia computacional.

O grupo desenvolve modelos biofísicos baseados na combinação de simulações Monte Carlo do transporte de radiação e modelos geométricos do material genético humano.

O objetivo do projeto é obter um modelo 3D do material genético humano, desde o par de nucleotídeos até os cromossomos, com resolução atômica. A estrutura 3D dos cromossomos será reconstruída a partir de mapas Hi-C. O modelo permitirá emular a indução de aberrações cromossômicas produzidas virtualmente por qualquer radiação ionizante, desde fótons até íons pesados.

O candidato deve ter sólida formação em Física, principalmente na área da interação de radiação com a matéria, Física Radiológica e simulações por Monte Carlo do transporte de radiação. O candidato deve também possuir experiência em programação C++, Fortran e Python. É desejável que o bolsista tenha trabalhado com manipulação de mapas Hi-C e sua conversão a estruturas tridimensionais dos cromossomos.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail do coordenador do projeto, o professor Mario Antônio Bernal (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3289.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Pin It