mitocôndrias

O Projeto Temático “Função e disfunção mitocondrial: implicações para o envelhecimento e doenças associadas”, conduzido na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), oferece uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. Inscrições até 18 de setembro de 2019.

A pesquisa é coordenada pelo professor Anibal Vercesi e tem como objetivo avançar nos conhecimentos sobre os mecanismos pelos quais a mitocôndria exerce seu papel regulatório na saúde, envelhecimento e morte celular.

O pós-doutorando estudará a importância da NAD(P)-transidrogenase (NNT) mitocondrial no desenvolvimento da doença hepática gordurosa e no envelhecimento em camundongos. Será investigada a importância da inibição da piruvato desidrogenase no desenvolvimento da doença hepática gordurosa em camundongos deficientes em NNT e alimentados com dieta rica em gordura.

As candidaturas estão abertas a doutores que obtiveram o título há menos de sete anos, ou estão na iminência de obtê-lo, na área de Ciências Biológicas ou Ciências da Saúde.

É exigida experiência em: manipulação de animais; avaliação do metabolismo oxidativo mitocondrial em células em cultura e/ou organelas isoladas; análises histológicas de tecido hepático, incluindo o preparo do material; isolamento de células sanguíneas com subsequente análise de parâmetros funcionais em citometria de fluxo; e análises espectrofotométricas e fluorimétricas.

Os candidatos devem ter publicação prévia de artigos científicos originais na área, como primeiro autor, em periódicos científicos bem conceituados.

Os interessados devem enviar link do currículo Lattes, carta de interesse, uma carta de recomendação e outra de apresentação comprovando a experiência prévia requisitada para o e-mail do professor Roger Castilho (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3142.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Pin It