Relações Internacionais

Duas oportunidades de treinamento técnico nível um (TT-1) com bolsa da FAPESP estão disponíveis no âmbito do projeto “Sobrevivência Ministerial na Política Externa do Cone Sul”, coordenado pelo professor Pedro Feliú Ribeiro. As inscrições devem ser feitas até 22 de agosto de 2019.

O projeto busca analisar a relevância de fatores sistêmicos e domésticos no padrão de sobrevivência dos ministros de política externa do Cone Sul, de 1945 aos dias atuais, comparando a política externa com as áreas de economia, educação e saúde.

Colaborando com uma crescente literatura de política externa cuja unidade de análise é a liderança individual, o projeto quer construir uma base de dados inédita com todos os ministros e ministras de política externa, economia, educação e saúde de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, e busca, ainda, contribuir para a compreensão da estabilidade das lideranças da política externa do Cone Sul.

O candidato selecionado vai atuar no Centro de Estudos das Negociações Internacionais, um Núcleo de Apoio à Pesquisa do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP). As duas principais atividades do bolsista serão coleta de dados e treinamento para uso de software estatístico voltado à análise de sobrevivência.

Os interessados pelas vagas devem ter graduação em Relações Internacionais, Ciências Sociais, História, Geografia, Estatística, Matemática, Economia, Administração, Jornalismo ou áreas afins, sem reprovações no histórico escolar.

As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail, com documentos anexos em formato PDF, para o professor Pedro Ribeiro (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.), com o assunto “Posição de Treinamento Técnico nível I”. Os documentos necessários são curriculum vitae, carta de interesse e cópias do certificado de graduação e do histórico escolar completo.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/2976.

A Bolsa TT-1 tem valor de R$ 439,60 mensais e é direcionada a alunos de graduação, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, com dedicação de 15 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa, sem que haja prejuízo em seu desempenho acadêmico.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Pin It