crescimento tumoral

Duas vagas de pós-doutorado com bolsas da FAPESP estão disponíveis no Projeto Temático “Nutrição e câncer: estudo dos aspectos moleculares, proteômicos e metabolômicos em modelo experimental de caquexia”, que é coordenado pela professora Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes. O prazo de inscrição termina em 30 de maio de 2019.

O projeto é realizado no Laboratório de Nutrição e Câncer do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O laboratório tem como objetivo principal a elucidação dos efeitos metabólicos e moleculares do desenvolvimento do estado caquético em função do crescimento tumoral.

Os candidatos aprovados estarão engajados em subáreas do projeto, como no desenvolvimento e estudo dos mecanismos bioquímicos, moleculares e ômicos envolvidos no metabolismo proteico, de carboidratos e de lipídeos, utilizando as ferramentas atuais de biologia molecular, metabolômica e proteômica.

Um dos aprovados vai trabalhar com o tema “Efeitos da suplementação nutricional materna na modulação dos efeitos do câncer na prole adulta” e o outro, com o tema “Efeitos da suplementação nutricional e caquexia cardíaca em modelo experimental de ratos”.

As atividades de pós-doutorado devem ser iniciadas em 1º de julho de 2019. Os candidatos devem enviar currículo da plataforma Lattes (devidamente documentado/comprovado); carta de intenção à candidatura e experiência na área referente ao tema do projeto de pesquisa, destacando qualificações e habilidades principais; duas cartas de recomendação de docentes da área com os quais já trabalharam.

Enviar documentação (por e-mail e em papel por correio) aos cuidados da professora Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes, This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., no endereço rua Monteiro Lobato, 255, Campinas, São Paulo, CEP 13083-862. Será considerada a data da postagem.

A bolsa compreende dedicação exclusiva, em tempo integral, ao projeto de pesquisa. O candidato deverá demonstrar e comprovar experiência na manipulação de animais (ratos e camundongos), em cultura de células; no conhecimento e prática em técnicas bioquímicas, moleculares, metabolômica, proteômica e genômica.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2835.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Pin It