matemática

Duas oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP estão disponíveis para o Projeto Temático “A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990”, conduzido no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). As inscrições deverão ser feitas até 15 de janeiro de 2019.

O projeto é coordenado pelo professor Wagner Rodrigues Valente. Uma das vagas é para o desenvolvimento do subprojeto “Os arquivos da professora Alda Lodi: as apropriações estadunidenses para a constituição de uma nova matemática no ensino e na formação de professores”. Segundo Valente, Lodi (1898-2002) foi personagem importante no magistério mineiro e na circulação de modelos pedagógicos entre os Estados Unidos e o Brasil.

A outra vaga está vinculada ao subprojeto “Os arquivos de Edward L. Thorndike na Columbia University: a construção de uma nova aritmética a ensinar e para ensinar”. O foco da pesquisa são os arquivos do professor Thorndike no intento de compreender o caminho realizado pelo autor para estabelecer padrões.

As inscrições devem ser feitas por e-mail (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.), incluindo curriculum vitae, súmula curricular, uma carta de apresentação, duas cartas de recomendação de docentes da área e plano inicial de atividades a serem desenvolvidas para a realização do projeto.

Os candidatos serão avaliados por análise do currículo, da carta de apresentação, entrevista e arguição do plano inicial de trabalho. Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2472 e www.fapesp.br/oportunidades/2473.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Agêncoia FAPESP

Pin It