Educação em Revista

A publicação Educação em Revista, Marília, v.16, n.1, p.5-6, Jan.-Jun., 2015, está disponível para leitura e download gratuito em
http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/issue/view/338

Leia Editorial
A Educação em Revista, em seu número 1, volume 16, apresenta ao leitor seis artigos que focalizam estudos e pesquisas sobre os profissionais da educação.

No primeiro artigo, O Curso de Pedagogia no Brasil e a formação do professor da educação básica: uma análise histórica, os autores Erika Porceli Alaniz, Raimunda Abou Gerbrane Sérgio Fabiano Annibal analisam o percurso histórico do Curso de Pedagogia e a formação do professor da educação básica, apontando, entre outros elementos, contradições nas políticas, nas legislações e nas diretrizes curriculares nacionais.

O segundo artigo, de Juliano Mota Parente, intitulado O perfil do diretor das escolas públicas municipais de Marília – SP, tem como objetivo destacar o perfil do diretor das escolas públicas do município de Marília, relacionando os resultados com as características dos diretores escolares em âmbito nacional. Entre os resultados, enumera as principais dificuldades encontradas pelos diretores no exercício da profissão.

As autoras Luciana Pereira da Silva Lopes e Heloísa Helena de Oliveira Azevedo, em Professora ou babá? Concepções de professoras do 1° ano do ensino fundamental sobre a profissão docente, analisam as concepções de professoras do 1º ano do ensino fundamental sobre sua própria profissão, em meio aos problemas e questões decorrentes da antecipação da escolarização e da ampliação do ensino fundamental.

No quarto artigo Representações sociais de tecnologia compartilhadas pelos professores e suas relações com a prática pedagógica em função da região em que atuam as autoras Valdirene Moura da Silva e Lícia de Souza Leão Maia analisam as representações sociais de tecnologia de professores de Pernambuco e suas relações com a prática pedagógica, constatando diferenças entre a região metropolitana e o sertão.

Adriana Torquato Resende e Lucas Torquato de Resende, autores do artigo O conhecimento profissional docente: relatos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental preocuparam-se em verificar como os professores do ensino fundamental constroem o seu conhecimento profissional.

No último artigo desta edição, intitulado O tempo de vida e o tempo de trabalho do professor, a autora Marcela Andresa Semeghini Pereira analisa o processo de precarização do trabalho dos docentes do ensino superior, destacando os impactos na saúde e na qualidade de vida destes profissionais.

Cláudia da Mota Darós Parente
Claudia Pereira de Pádua Sabia
Editoras

Portal Unesp

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