Pós-Graduação em Bioética

O Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) em associação ampla com a UFRJ, UFF e Uerj, acaba de dar mais um passo em direção à pesquisa e à integração internacional. A partir de agora, o PPGBIOS faz parte da International Network of the Unesco Chair in Bioethics, do Centro Internacional de Saúde, Direito e Ética da Universidade de Israel (Haifa). A sua criação tem como objetivo estimular uma rede internacional de instituições de formação em nível superior e pós-graduação, que fomente o ensino da ética médica em um programa de ponta em países desenvolvidos e em desenvolvimento, e fortaleça a pesquisa nessa

Vaga está vinculada ao Departamento de Engenharia Química; prazo de inscrição encerra em 30 de outubro

O Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos, abriu inscrições para o concurso público de provas e títulos para a contratação de um professor doutor na área de ensino de Termodinâmica e Fenômenos de Transporte e pesquisa em Adsorção e Eletrossorção. O prazo de inscrições encerra em 30 de outubro.

A contratação seguirá o Regime de Dedicação Exclusiva, com salário de R$ 8.639,50.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet.

Constarão do concurso prova escrita (eliminatória) e provas didática, de títulos e arguição (classificatórias).

O edital nº 144/15 (código 1441501) está disponível no endereço www.concursos.ufscar.br/detalhe.php (clique na coluna da esquerda em Fase de Inscrição e Professor Efetivo).

Agência

Vaga está vinculada à pesquisa Literatura Comparada e Estudos Culturais; inscrições encerram em 10 de outubro

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) seleciona um bolsista de pós-doutoramento, em conformidade com o Regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As inscrições encerram em 10 de outubro.

O bolsista será vinculado à linha de pesquisa “Literatura Comparada e Estudos Culturais”. Essa linha de pesquisa, conforme a ementa, concebe a literatura como um fenômeno complexo para o qual as fronteiras de classe, de nações, de gênero etc. existem para serem superadas.

No âmbito especificamente literário, investiga os processos de transposição, substituição e invenção cultural pelos quais uma literatura (ou autor) fecunda

Recursos resultaram em aumento de mais de 50% no desempenho nas avaliações

A partir de uma proposta do professor Paulo de Souza, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, estudantes de graduação e pós-graduação do Instituto criaram 19 ferramentas gratuitas e disponibilizadas na internet como Recursos Educacionais Abertos para auxiliarem no ensino de conceitos da área de computação. O resultado foi um aumento de mais de 50% no desempenho obtido nas avaliações.

“Temos alunos mais felizes, com aquele sentimento que vai além da satisfação de ter aprendido algo novo, porque eles sabem que também estão contribuindo para que mais estudantes aprendam. Isso não tem preço”, revela o professor Paulo de Souza. “A possibilidade de contribuir para o aprendizado de

Fragmento da capa

O Livro 'O Ensino de Ciências no Contexto da Educação Inclusiva', organizado pelo Professor Doutor Amadeu Moura Bego do Instituto de Química da Unesp e pela Professora Doutora Alessandra Aparecida Viveiro da Faculdade de Educação da Unicamp, aborda a temática geral da inclusão escolar, a partir de diferentes focos, entre eles: ensino de física e de química, estudantes com deficiência auditiva, com deficiência visual, com dificuldades/distúrbios de aprendizagem e formação de professores.

"Compreender a educação inclusiva, reconhecendo sua complexidade, ainda é um desafio aos pesquisadores e professores da área de ensino de Ciências. (...) Analisando princípios, denunciando dificuldades e apontando direções, os textos trazem elementos que podem contribuir para a superação de dificuldades atuais

Livros e documentos antigos

Programa da TV Unesp, o Ciência Sem Limites desta segunda-feira, dia 5/10, inédito, fala da importância de se entender o ensino de matemática em diferentes períodos. O pesquisador Vicente Garnica, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru, estuda a história da educação em matemática. Os estudos matemáticos permitiram a evolução humana em diversas áreas. Mas como era o ensino de matemática antigamente? Utilizando-se de livros e documentos antigos, Garnica procura entender como foi a educação matemática durante a história humana, principalmente no Brasil.

O programa desta semana pode ser visto em: https://www.youtube.com/watch?v=5Nz_G5_cFm8

O Ciência Sem Limites começa às 19h30, inédito as segundas-feiras; com reapresentação às quartas-feiras, às 12h30; e

Divulgação/CDMF

No ensino de física, as aulas expositivas são importantes para abordar determinados assuntos de forma mais compreensível e visual. Nem sempre as escolas têm a estrutura ou equipamentos necessários para demonstrar na prática o que é ensinado nas apostilas teóricas. O grupo de desenvolvimento de jogos Ludo Educativo, vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), lançou uma nova ferramenta que pode auxiliar os professores de física. É o jogo Primo Tesla, que desafia o jogador em relação aos seus conhecimentos sobre circuitos elétricos.

A coordenadora pedagógica do grupo, Marília Faustino, explica que o game surgiu da necessidade de se criar uma ferramenta que abordasse o assunto, presente na estrutura curricular das escolas

Bolsista atuará em pesquisa desenvolvida pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, em Piracicaba

O Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, oferece uma oportunidade de vaga em Pós-Doutorado em Ambiente e Sociedade. O prazo de inscrição encerra em 12 de outubro.

A vaga se insere nos estudos a serem desenvolvidos pelo projeto "Food Security and Land Use: The Telecoupling Challenge", apoiado pela FAPESP e liderado pelos pesquisadores Luiz Antônio Martinelli, do Cena; Mateus Batistella, da Embrapa, e Leila da Costa Ferreira, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Unicamp).

A pesquisa tem como objetivo entender os efeitos diretos e indiretos do comércio de commodities e seus feedbacks na segurança alimentar e

Inscrições ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo encerram em 20 de outubro

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) abre no dia 13 de outubro inscrições para candidatos ao mestrado e doutorado. O prazo encerra no dia 20 do mesmo mês. A segunda etapa do processo, que inclui o protocolo do pré-projeto de pesquisa e dos documentos, será nos dias 26 e 27 de outubro.

O PPGCOM é dividido em duas linhas de pesquisa: Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo e Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo.

O programa de mestrado é de dois anos e o de doutorado, de quatro anos. Ambos exigem que o aluno apresente

São 25 vagas de mestrado e 15 de doutorado para o primeiro semestre de 2016

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) abriu inscrições para o processo seletivo de seu Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade.

São 25 vagas de mestrado e 15 de doutorado para o primeiro semestre de 2016. Interessados podem se inscrever até o dia 30 de outubro.

O processo seletivo terá avaliação escrita e oral. Para candidatos residentes no exterior, alternativamente a avaliação oral poderá ser realizada por sistema de teleconferência com webcam.

As inscrições deverão ser efetuadas mediante postagem pelo correio, via Sedex ou entrega de envelope lacrado diretamente na secretaria da EACH, das 10h às 13h ou das 14h às 17h.

Para o Mestrado e Doutorado é exigida,

Luis Augusto Cortez

A Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri) recebeu, em 2015, 255 propostas para seu programa de editais, 29% a mais do que em 2014, e atendeu a 205 solicitações, ou 80% do total. Os editais da Vreri possibilitam que professores, alunos e funcionários da Unicamp ganhem experiência internacional, patrocinam a vinda de professores estrangeiros para a Universidade e a criação de cursos intensivos em inglês.

“Conseguimos fazer uma expansão em relação a 2014, que foi a primeira experiência”, disse ao Jornal da Unicamp o vice-reitor e titular da Vreri, Luis Augusto Cortez. “Ampliamos a chamada: agora são nove editais. Estamos tentando abranger toda a Universidade, sejam docentes, estudantes de graduação, de pós, os colégios técnicos.