produção de biodiesel e de bioetanol

Uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é oferecida pelo projeto “Da fábrica celular à biorrefinaria integrada biodiesel-bioetanol: uma abordagem sistêmica aplicada a problemas complexos em micro e macroescalas”, vinculado ao Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN). O prazo de inscrição se encerra em 15 de setembro de 2019.

O pós-doutorando vai atuar no Laboratório de Desenvolvimento e Automação de Bioprocessos (LaDABio), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no subprojeto “Implementação de ferramentas avançadas para solução de problemas de grande dimensão: Análise Tecno-Econômica-Ambiental Reversa (ATEAR) de produtos de alto valor agregado integrados ao processo biodiesel-bioetanol (1G-2G)”, com supervisão dos professores Roberto de Campos Giordano e Felipe Fernando Furlan.

As atividades incluem: implementação de

laboratório de pesquisa

O Projeto Temático “Estratégia integrada para o estudo de agentes infecciosos causadores de doenças emergentes e/ou negligenciadas transmitidas por vetores de impacto global” dispõe de uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. O prazo de inscrição vai até 15 de setembro de 2019.

O candidato selecionado participará do subprojeto “Impacto das infecções por Trypanosoma vivax na travessia/rompimento da barreira hematoencefálica em sistemas murinos”, na Plataforma Científica Pasteur da Universidade de São Paulo (USP)

O principal objetivo do subprojeto consiste em desenhar o processo de comprometimento cerebral por Trypanosoma vivax e as consequências funcionais/letais decorrentes do processo de infecção, em especial das principais lesões histopatológicas do cérebro, formando uma base de estudos focados na neuroinflamação e

Odontologia

A Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP) está com inscrição aberta até 12 de setembro de 2019 para o concurso público que visa preencher uma vaga de professor doutor para o Departamento de Biomateriais e Biologia Oral.

O selecionado ministrará aulas de Biomateriais para usos direto e indireto e será contratado em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), com o salário de R$ 11.069,17.

Os pedidos de inscrição devem ser feitos pelo site USP Digital, devendo o candidato apresentar requerimento dirigido ao diretor da FO-USP contendo dados pessoais e área de conhecimento (especialidade) do departamento a que concorre.

Ao entregar o requerimento, o candidato deve também apresentar memorial

bactérias

O Projeto Temático “Dimensões US-BIOTA-São Paulo: pesquisa colaborativa: integrando as dimensões da biodiversidade microbiana ao longo de áreas de alteração do uso da terra em florestas tropicais”, oferece uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. As inscrições vão até 15 de setembro.

 (USP), em Piracicaba, sob coordenação da professora Tsai Siu Mui.

O bolsista participará do subprojeto “Integração de metadados e análise taxonômica-funcional da comunidade microbiota envolvida na ciclagem do metano em solos da Amazônia brasileira”. A pesquisa estuda bactérias e arqueias envolvidas no consumo e na emissão de metano em solos sob diferentes usos da terra, em comparação com a floresta natural.

O projeto investiga várias capacidades metabólicas por meio da modelagem in silico

medicina 4.0

O projeto “Plano de desenvolvimento institucional em pesquisa” oferece uma Bolsa Jovem Pesquisador da FAPESP na área de ciências de dados em saúde. A pesquisa é coordenada pelo professor Fausto Feres no Instituto Dante Pazzanese. O prazo de inscrição se encerra em 15 de setembro de 2019.

O projeto a ser desenvolvido pelo bolsista visa ampliar a atuação do instituto em medicina 4.0 – uma aplicação da tecnologia da informação na área de saúde. O objetivo é estabelecer competência e infraestrutura para estudo de dados em pesquisa clínica e laboratorial para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Serão desenvolvidos modelos em machine learning, usando técnicas como regressão, classificação, redes neurais e deep learning.

Sinalização Celular

O Centro de Pesquisa em Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (CeTICS) oferece uma Bolsa de Treinamento Técnico nível quatro (TT-4) da FAPESP no Laboratório Especial de Ciclo Celular do Instituto Butantan. O prazo de inscrição termina em 15 de setembro de 2019.

O CeTICS é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP, com sede no Instituto Butatan.

O bolsista desenvolverá metodologias para análise de dados de larga escala de transcriptomas e proteomas de organismos venenosos. A pesquisa visa a integração dos dados ômicos para propor mapas estáticos de vias de sinalização significativas, que serão usados para modelagem e simulações de modelos dinâmicos.

O candidato selecionado estará integrado ao grupo de

empreendedorismo tecnológico

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para o curso “Aperfeiçoamento em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico”, que terá início no dia 14 de setembro de 2019. Não há data-limite para inscrição.

A iniciativa é do Laboratório de Inovação e Empreendedorismo em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde da UFSCar, em parceria com o mestrado acadêmico em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico da Universidade do Porto, em Portugal, e com coordenação do professor José Marques Novo Júnior, da UFSCar.

A proposta se baseia na transferência de conhecimentos práticos e teóricos e abrange todo o processo de criação de empreendimentos e de ideias inovadoras tanto de base tecnológica quanto social.

A atividade é voltada a

acessibilidade

Você já pensou em como uma pessoa surda faz para se comunicar com um médico durante uma consulta? Como agenda um exame? No quanto profissionais de saúde estão aptos a se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras)? E no quanto o direito à saúde de milhares de brasileiros pode ficar comprometido devido à falta de acessibilidade? O Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) organizou um curso para formar trabalhadores da área de saúde para um atendimento mais inclusivo e acessível a pessoas com deficiência. Oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD), por meio do Campus Virtual Fiocruz, o Curso de Acessibilidade e os Princípios do SUS: Formação Básica para

proteínas

O Projeto Temático “Chaperoma: Estudo da Relação entre a Estrutura dos seus Componentes e a Manutenção da Proteostase” dispõe de uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. O prazo de inscrição termina em 15 de setembro de 2019.

O projeto é conduzido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Universidade de São Paulo (USP) e busca construir modelos para explicar o mecanismo pelo qual proteínas do tipo chaperonas moleculares humanas interagem com substratos parcialmente enovelados, auxiliando o enovelamento correto, situação presente em várias doenças. A linha de pesquisa busca também identificar alvos potenciais para intervenção terapêutica.

O bolsista participará do subprojeto “Estudo funcional celular dos oligômeros de alta massa molecular da mortalina e dos

Engenharia Elétrica

Uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP está disponível no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Ilha Solteira, no âmbito do Projeto Temático “Otimização do planejamento e da operação de sistemas de transmissão e de distribuição de energia elétrica”. O prazo de inscrição vai até 15 de setembro de 2019.

O projeto desenvolve e analisa um sistema multiagente para viabilizar o fluxo de potência ótimo no ambiente de smart grids. O sistema proposto deve incorporar a técnica de inteligência artificial distribuída, na qual cada fonte geradora e conjuntos de cargas possam modificar seu comportamento em concordância com as condições de seu ambiente.

O pós-doutorando desenvolverá pesquisa com o tema “Desenvolvimento de

tecnologias

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas, até 11 de setembro de 2019, em processo seletivo do curso de difusão Introdução ao Moodle para Formação em Saúde Pública, na modalidade educação a distância (EAD). Moodle é um software que funciona como uma plataforma de apoio ao ensino.

O objetivo do curso é possibilitar a compreensão do uso de tecnologias digitais em processos de ensino-aprendizagem a partir da problematização do conceito de educação a distância na era da informação e proporcionar ao estudante noções básicas sobre plataformas digitais e as principais ferramentas do Moodle.

O curso se destina a graduados egressos de qualquer área de conhecimento, sobretudo