Clínica

O Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica (PPGGC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe inscrições, até 4 agosto de 2019, para a seleção do curso de mestrado profissional, com início das atividades em abril de 2020.

Segundo os organizadores, entre os objetivos do programa estão contribuir para a solução de problemas de saúde enfrentados pela sociedade; promover o desenvolvimento de capacidades dos profissionais de saúde para atuarem com melhores práticas no cotidiano do trabalho; apoiar o desenvolvimento de capacidades para o exercício da educação na saúde; e ampliar parcerias entre universidade, serviços de saúde e a comunidade visando à geração de conhecimentos relevantes para o Sistema Único de Saúde (SUS).

São oferecidas

Trypanosoma cruzi

Uma oportunidade de pós-doutorado, com bolsa da FAPESP, está disponível no Projeto Temático “Trypanosoma cruzi: variabilidade genômica intra e interespecífica e mecanismos de invasão e egresso celular”, desenvolvido na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O prazo de inscrição termina em 31 de julho de 2019.

O bolsista estudará a geração de exossomos por formas amastigotas extracelulares (AE) de Trypanosoma cruzi e sua participação na interação parasita-hospedeiro in vitro e in vivo.

O grupo de pesquisa do projeto isola os exossomos, realiza caracterização proteômica e avalia seu papel na infectividade de AEs. A pesquisa estuda o papel dos exossomos nas vias de sinalização desencadeadas quando AEs invadem e colonizam

cana-de-açúca

Uma oportunidade de pós-doutorado, com bolsa da FAPESP, está disponível no Projeto Temático “Integração cana-de-açúcar/pecuária: modelagem e otimização”, vinculado ao Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN). O prazo de inscrição termina no dia 31 de julho de 2019.

Coordenado pelo professor Antonio Bonomi, o projeto é desenvolvido no Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

A vaga é para avaliação dos impactos da aplicação de diferentes tipos de vinhaça obtidas em uma biorrefinaria de cana-de-açúcar em emissões de gases do efeito estufa do solo e na microbiota funcional do solo.

O pós-doutorando, ao longo das fases do projeto, deverá conduzir os trabalhos de

genômica

Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível no Projeto Temático “Cromossomos sexuais, cromossomos B e seus enigmas: sistemas modelo para estudos de evolução cromossômica e genômica”, conduzido no Laboratório de Genômica Integrativa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu. O prazo de inscrição se encerra no dia 31 de julho de 2019.

A oportunidade é para trabalhar no subprojeto “Em direção a uma visão funcional da biologia cromossômica de elementos B e sua interface com cromossomos sexuais”.

O projeto de pesquisa envolve genômica estrutural e funcional, citogenética, bioinformática e biologia sistêmica, direcionado ao estudo de cromossomos B e sexuais em distintos modelos animais (insetos, peixes e roedores). O objetivo principal é

FSP-USP

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPG-SP) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) recebe inscrições, até 15 de agosto de 2019, para o processo seletivo dos cursos de mestrado, doutorado e doutorado direto, para ingresso no primeiro semestre de 2020.

São oferecidas seis linhas de pesquisa no PPG-SP: “Epidemiologia das doenças, dos agravos à saúde e de seus determinantes”, “Entomologia em Saúde Pública”, “Organização dos processos produtivos e saúde do trabalhador”, “Política, gestão e saúde” e “Saúde Ambiental, modos de vida e sustentabilidade”.

O processo seletivo é desenvolvido em três etapas: prova de língua portuguesa e proficiência em língua inglesa, análise de projeto de pesquisa e currículo e

funcionamento do cérebro

Estão abertas, até 29 de julho de 2019, as inscrições para o curso de especialização Reabilitação Neuropsicológica: Tópicos básicos para atendimento da criança ao idoso, promovido pelo Departamento de Psicologia (DPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) por meio do Laboratório de Neurociências do Bem-Estar.

O curso capacita profissionais a compreender os principais conceitos relacionados à reabilitação neuropsicológica.

Segundo os organizadores, a especialização trabalhará tópicos básicos para o atendimento da criança ao idoso, do diagnóstico ao tratamento, e abordará temas como o funcionamento do cérebro, doenças da infância e do envelhecimento, memória, linguagem e qualidade de vida, entre outros. Os estudantes terão também oportunidade de vivenciar a prática clínica.

A aula inaugural está prevista

Estatística

Três oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP estão abertas no Projeto Temático “Séries Temporais, Ondaletas e Dados de Alta Dimensão”, coordenado pelo professor Pedro Alberto Morettin. As inscrições devem ser feitas até 31 de julho de 2019.

O projeto aborda tópicos como: “Estimação de covariâncias por meio de deformação espacial”, “Séries temporais financeiras”, “Conglomerados de dados funcionais”, “Estimação indireta de modelos de séries temporais”, “Métodos estatísticos em Neuroimagem” e “Decomposição estrutural para modelos espaço-temporais”.

Os candidatos devem ter experiência comprovada em análise de dados e computação. Os selecionados trabalharão em São Paulo, no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), ou em Campinas, no Instituto de Matemática, Estatística e

protozoário causador da malária

Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP é oferecida pelo Projeto Temático “Desenvolvimento de novas ferramentas para busca e validação de alvos moleculares para terapia contra Plasmodium vivax” no Laboratório de Doenças Tropicais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O prazo de inscrição vai até 26 de julho de 2019.

O projeto pretende identificar e caracterizar potenciais alvos moleculares de Plasmodium vivax para serem utilizados em estratégias quimioterápicas. Além disso, o estudo verifica a participação de moléculas envolvidas em distúrbios endoteliais e avalia potenciais inibidores.

O candidato deve ter doutorado recente em Biologia, Medicina, Medicina Tropical e Saúde Pública ou Ciências da Saúde. É exigida experiência em: desenvolvimento de modelos de QSAR e

Instituto Butantan

O Instituto Butantan está com inscrições abertas para a nova turma do MBA Gestão da Inovação em Saúde. O prazo de inscrição termina em 22 de julho de 2019.

Com duração de 18 meses, o curso é formado por três ciclos: Inovação Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia; Pesquisa, Desenvolvimento e Produção em Saúde; e Negócios, Financiamento, Liderança e Gestão de Projetos Inovadores.

O objetivo do curso é capacitar profissionais para atuar nas áreas de inovação, gestão estratégica, novos negócios, produtos ou serviços e para transformar pesquisas científicas em produtos inovadores na área de saúde, estimulando tratamentos de doenças com novos fármacos, diagnósticos, tratamentos cirúrgicos, terapêuticos, além de novos equipamentos.

Com formato semipresencial, o MBA

áreas contaminadas

Estão abertas as inscrições até 10 de agosto de 2019 para o MBA Gestão de Áreas Contaminadas, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Revitalização de Brownfields da Universidade de São Paulo (USP). O curso terá início no dia 23 de setembro e é destinado a profissionais com formação superior e interesse na área ambiental.

O curso é a distância e composto por 20 disciplinas que apresentam videoaulas gravadas, videoconferência, fóruns e chats. Ao longo do curso, os alunos contarão com tutores e docentes que os acompanharão diariamente em todas as atividades propostas.

O programa abordará temas como “Caracterização e Composição dos Solos Brasileiros”, “Legislação Ambiental”, “Diagnóstico: Avaliação de Risco à Saúde Humana”, “Geoestatística Aplicada a Dados Ambientais”,

Shell

O Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI) seleciona candidatos a uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP para projeto de desenvolvimento de células a combustível para operação com gás natural. O prazo de inscrição termina no dia 30 de julho de 2019.

O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) financiado pela FAPESP em parceria com a empresa Shell e sediado na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP).

O projeto pretende abordar questões críticas para alguns dos principais desafios científicos e tecnológicos relacionados ao avanço da utilização do gás natural (GN) em células a combustível de óxidos sólidos (SOFCs). Serão estudados materiais de anodo e camadas catalíticas