Couro de tambaqui

Serão realizados em outubro e novembro dois cursos de curtimento de pele e de manufatura  de couro de tambaqui, um dos peixes nativos mais produzidos em cativeiro no Brasil. A organização é da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) e as aulas vão ocorrer no frigorífico Delicious Fish, no distrito de Primaverinha, em Sorriso (MT). O diferencial deste curso é o uso de tecnologias e reagentes para processos e produtos menos poluentes e mais efetivos.

O curso está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS - da ONU (Organização das Nações Unidas), pois não emprega o cromo no curtimento das peles. O organizador do curso, Manuel Chagas Jacintho, pesquisador da Embrapa, disse que a ideia é contemplar

Institutos Max Planck

Os institutos Max Planck, na Alemanha, abriram 35 vagas em 27 programas para candidatos da América Latina no edital de setembro de 2019. As oportunidades são de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Os prazos para inscrição vão de 20 de setembro a 15 de novembro de 2019, de acordo com a instituição e o curso.

As oportunidades são para várias unidades dos institutos Max Planck, em áreas como astrofísica, engenharia ótica, ciência dos materiais, imunobiologia, epigenética, biotecnologia, sistemas inversos, sistemas eletromecânicos, física de partículas elementares, espectroscopia, desenvolvimento de sistemas organometálicos e bioquímica.

As inscrições podem ser feitas nos sites indicados nos arquivos disponíveis na página da convocatória da Sociedade Max Planck.

Mais informações: www.latam.mpg.de/31128/Ofertas-laborales.

Agência FAPESP

mesa de som

Duas vagas de mestrado e uma de doutorado direto, com bolsas da FAPESP, estão disponíveis para o projeto “Áudio-3D. Aquisição, codificação e reprodução de áudio espacial”, desenvolvido na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As inscrições devem ser feitas até 26 de setembro de 2019.

O projeto pretende usar uma abordagem interdisciplinar (combinando teoria de arranjos de transdutores, aprendizado de máquina e potenciais evocados auditivos) para estudar novos paradigmas do áudio espacial.

Os bolsistas farão parte de um grupo de pesquisadores com diferentes formações que atuam no Laboratório de Acústica das Comunicações da FEEC-Unicamp, com acesso a equipamentos de ponta para realização da sua pesquisa.

Os candidatos

Reservatórios

O Centro de Pesquisa em Engenharia em Reservatórios e Gerenciamento de Produção de Petróleo (EPIC) dispõe de uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP para pesquisa na área de Caracterização Geológica de Reservatórios. O prazo de inscrição termina em 25 de setembro de 2019.

O EPIC é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e pela Equinor Brasil Energia, com sede na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seu objetivo é buscar soluções inovadoras para otimizar a produção e a eficiência de poços de petróleo, recuperar reservatórios e melhorar o gerenciamento da água e gás retirados dos poços de petróleo nas atividades de perfuração e extração.

O candidato selecionado conduzirá pesquisa sobre interpretação

leucócitos

O projeto “Programação epigenética em doenças infecciosas crônicas: exaustão e training do sistema imune inato”, conduzido na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP), oferece uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. O prazo de inscrição termina em 25 de setembro de 2019.

O objetivo é testar a hipótese de que vesículas extracelulares produzidas por leucócitos durante a infecção pelo vírus HIV podem atuar na expansão do fenótipo da senescência imunológica. A pesquisa também determina o conteúdo das vesículas extracelulares presentes no plasma de pacientes soropositivos.

O bolsista vai integrar o subprojeto “Caracterização proteômica de microvesículas plasmáticas de pacientes HIV+ e correlações com alterações epigenéticas”. Também participará de outras

indústria de papel e celulose

Uma Bolsa de Pós-Doutorado é oferecida pelo projeto “Desenvolvimento de tecnologias ecológicas para a hidrólise de biomassa e resíduos da indústria de celulose e papel”, conduzido no âmbito do acordo de cooperação entre a FAPESP e a Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. O prazo de inscrição se encerra no dia 25 de setembro de 2019.

O projeto visa avaliar diferentes tecnologias ambientalmente corretas para o pré-tratamento dos resíduos agroindustriais e florestais, como os da indústria de papel e celulose (lodo de papel e casca de eucalipto).

O pós-doutorando participará do subprojeto “Development of Strategies for Immobilization and Co-Immobilization of Enzymes involved in Biomass Degradation”, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

água

Uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é oferecida pelo projeto “Análise da qualidade da água on-line (ACQUA-OnLine)”, apoiado pela FAPESP no âmbito do Programa de Inovação Tecnológica (PITE) e desenvolvido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O prazo de inscrição termina no dia 24 de setembro de 2019.

O objetivo é desenvolver um sistema baseado em sensores químicos para detectar 2-metilisoborneol (MIB) e geosmina (GEO) na água distribuída à população da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Espera-se que o sistema realize análises in loco e de forma mais rápida que a instrumentação analítica usada atualmente.

A pesquisa

fibras ópticas

Uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é oferecida pelo projeto “Ultrapassando as fronteiras de fibras ópticas: da fotônica até optogenética e monitoramento de meio ambiente”. O bolsista vai realizar pesquisa fundamental e aplicada no Laboratório de Materiais Fotônicos do Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara. O prazo de inscrição vai até 22 de setembro de 2019.

O projeto integra o programa São Paulo Excellence Chair (SPEC-FAPESP) e é coordenado pelo professor Younes Messaddeq, do IQ-Unesp.

O objetivo é desenvolver novas sondas de detecção que combinem propriedades ópticas e elétricas. O candidato precisará desenvolver um material vítreo de composição apropriada para produzir fibras ópticas que apresentem boas propriedades elétricas e

Arquitetura e Urbanismo

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru está com inscrições abertas para o processo seletivo 2020. O prazo termina em 27 de setembro de 2019.

São oferecidas 20 vagas para o curso de mestrado acadêmico, distribuídas entre as linhas de pesquisas “Planejamento e Avaliação do Ambiente Construído” e “Teoria, História e Projeto”.

O processo seletivo terá três etapas. A primeira consiste na avaliação da súmula curricular documentada, a segunda na avaliação do projeto de pesquisa e arguição sobre o projeto de pesquisa e, a terceira, de prova escrita.

As inscrições devem ser realizadas no site da Unesp. Em seguida, os candidatos devem encaminhar os documentos solicitados

Matemática

Estão abertas as inscrições, até 30 de setembro de 2019, para o processo seletivo de alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para ingresso no primeiro semestre de 2020.

São oferecidas 30 vagas para o mestrado e 35 para o doutorado. O programa possui nove linhas de pesquisa: Álgebra; Análise e Dinâmica Estocástica; Análise Funcional e Teoria da Aproximação; Equações Diferenciais Parciais; Geometria Algébrica e Teoria do Calibre; Geometria e Aplicações; Geometria Diferencial; Sistemas Dinâmicos; e Teoria de Lie.

Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição disponível na página da Diretoria Acadêmica, por meio do Sistema de Gestão Acadêmica. Os documentos solicitados devem ser

Educare

Prepare-se para transformar suas ideias em ensino e aprendizagem: no dia 23 de setembro, será lançada um novo espaço para a educação aberta na Fundação Oswaldo Cruz: o Educare. Muito mais do que um repositório, trata-se de um ecossistema digital, que oferece diversas soluções para armazenar, disponibilizar e garantir o acesso de recursos educacionais abertos (REA) a toda a sociedade. Desenvolvido pela equipe do Campus Virtual Fiocruz (CVF), o Educare contou com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O lançamento será na Tenda da Ciência Virgínia Schall, a partir das 9h, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. O pesquisador Tel Amiel, da Universidade de Brasília (UnB), fará a palestra de