Espetáculo "Maria Teresa e o Javali"

Nos dias 4 e 5 de julho, às 14h e 16h, respectivamente, o grupo Cuidado Que Mancha apresenta o espetáculo infantil Maria Teresa e o Javali no Festival Arte na Praça, no bairro do Estreito, em Florianópolis (SC). A peça conta a história de uma garotinha que toda noite pede a seu pai para ler seu livro preferido e, numa dessas ocasiões, eles têm uma grande surpresa com o surgimento do javali. No domingo (5), após a encenação do espetáculo, a diretora do grupo teatral, Raquel Grabauska, ministra uma oficina de radioteatro, direcionada a professores, artistas e demais interessados no tema. Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013. Os interessados em assistir à peça ou participar das oficinas devem levar um livro para ser doado.

O espetáculo Maria Teresa e o Javali passeia pelo universo lúdico dos sonhos mesclando-o com a realidade, tão comum no cotidiano das crianças. De tanto pedir ao pai para ler o mesmo livro, “O Javali Intrigante”, Maria Teresa, no meio de uma dessas noites, acorda e descobre que o sonho com o animal se tornou realidade – e o javali estava ali, no seu quarto. A partir daí, ela e o pai terão que descobrir juntos o que fazer para a realidade virar sonho de novo. A peça é uma adaptação do livro homônimo de Gustavo Finkler, lançado em 2011 pela Editora Projeto, com ilustrações de Renata Mattar. Em 2012, a montagem foi contemplada com os Prêmios Açorianos de Literatura (Categoria Infantil) e Tibicuera de Teatro Infantil (Melhor Trilha e Melhor Ator) – as principais premiações nessas áreas no Rio Grande do Sul.

No dia 6 de julho, o espetáculo será encenado na Casa da Cultura Dide Brandão, no Centro de Itajaí, em dois horários: 10h e 14h. Já a oficina de radioteatro acontece no dia seguinte, 7 de julho, às 10h na Casa de Cultura; e às 16h30 no Teatro SESC Joinville, em Joinville. A montagem Maria Teresa e o Javali também será apresentada no SESC Joinville, dia 8 de julho, às 10h e às 14h, respectivamente.

Serviço:

Espetáculo infantil Maria Teresa e o Javali
4 de julho, às 16h e 5 de julho, às 14h – Festival Arte na Praça – Praça dos Coqueiros, Bairro Estreito, Florianópolis (SC)
6 de julho, às 10h e 14h – Casa de Cultura Dide Brandão – Rua Hercílio Luz, 323, Centro, Itajaí (SC)
8 de julho, às 10h e 14h – Teatro do SESC Joinville – Rua Itaiópolis, 470, Bairro América, Joinville (SC)

Oficina de radioteatro com Raquel Grabauska, diretora do grupo Cuidado Que Mancha
5 de julho, às 16h – Festival Arte na Praça – Praça dos Coqueiros, Bairro Estreito, Florianópolis (SC)
7 de julho – 10h – Casa de Cultura Dide Brandão – Rua Hercílio Luz, 323, Centro, Itajaí (SC) / 16h30 – Teatro do SESC Joinville – Rua Itaiópolis, 470, Bairro América, Joinville (SC)

Ficha Técnica
Roteiro e direção: Raquel Grabauska
Direção Musical: Gustavo Finkler
Elenco: Renato Santa Catharina, Raquel Grabauska e Vinicius Petry
Cenário e Figurino: Aline e Marlene Marques
Produção: Júlia Bertolucci e Paola Coelho
Grupo: Cuidado Que Mancha

Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013

Funarte

Pin It