Teatro

Carolina Maria de Jesus

Eu e ela: visita à Carolina de Jesus” volta a Funarte (Alameda Nothmann 1058, Campos Elíseos, SP) em nova temporada após sucesso de público. O espetáculo fica em cartaz de 19 de julho a 10 de agosto de 2019, as sextas e sábados às 19h e domingos às 18h. Com texto e atuação da atriz Dirce Thomaz e concepção da Invasores Companhia Experimental de Teatro Negro, a peça expressa um discurso duro, mas ao mesmo tempo lírico, que personifica de forma visceral a mulher que foi Carolina de Jesus, escritora que em 1960 lançou o livro “Quarto de despejo”, obra que registrava a vida precária da favela. A obra foi publicada e traduzida em mais

Nós

Montagem reflete sobre as diferenças em encenação lúdica e bem humorada, onde a música ao vivo, criada por Dr Morris, tem papel de destaque na dramaturgia.

Inspirado em obra homônima de Eva Furnari, com dramaturgia de Sérgio Pires e direção de Cris Lozano, a Cia. Barracão Cultural segue com o espetáculo NÓS, durante o mês de julho.

As apresentações são grátis e ocorrem no Parque Previdência (dia 6/7 - sábado), e Parque Raposo Tavares (dia 7/7 - domingo), em duas sessões: às 11h e às 15h. Na sequência, a peça cumpre temporada no Sesc Pinheiros (do dia 13 ao 20/7), aos sábados e domingos, às 16h.

A montagem - que narra a trajetória de Mel, uma garota que tinha

A Sombra do Vale

Dia 6 de julho, sábado, às 16h, estreia o espetáculo infantil A Sombra do Vale - A História Que Já Foi Contada Muitas Vezes da República Ativa de Teatro no Teatro João Caetano. A peça integra a Mostra Sonhos em Tempos de Guerra, contemplado pela 32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. A temporada segue até 4 de agosto, sempre aos sábados e domingos, às 16h. Grátis!

Partindo do tema discutido no projeto – as chamadas “guerras cotidianas” – seis jovens atores trouxeram diversos questionamentos relevantes. A provocação cênica é dos artistas da República Ativa, e o elenco é composto pelos seis jovens atores: Amanda Cruz, Ana Medeiros, Caio

CONECTADOS o Musical

Montagem dirigida por Hudson Glauber tem direção musical de Thiago Gimenes, texto de Alexandra Garnier e elenco formado por Luckas Moura, Gabriel Moura, Vicky Valentim, Giulia Ayumi, Carol Amaral, Dorgival Júnior e Madu Araújo.

Estreia no dia 6 de julho, sábado, o espetáculo CONECTADOS o Musical no Teatro das Artes, às 18 horas, em São Paulo. Sete jovens atores – Luckas Moura, Gabriel Moura, Vicky Valentim, Giulia Ayumi, Carol Amaral, Dorgival Júnior e Madu Araújo – protagonizam uma eletrizante, divertida e também dramática aventura musical em busca do sucesso, na qual a conexão entre eles precisa ir bem além da tecnologia.

A dramaturgia foi criada por Alexandra Garnier, a partir de ideias do próprio elenco.

NÓS

Montagem reflete sobre as diferenças em encenação lúdica e bem humorada, onde a música ao vivo, criada por Dr Morris, tem papel de destaque na dramaturgia.

A Cia. Barracão Cultural apresenta o espetáculo NÓS, no Parque do Povo e Jardim da Luz, respectivamente nos dias 29 e dia 30 de julho, sábado e domingo. As sessões (grátis) ocorrem na Área de Eventos dos parques em dois horários: às 11h e às 15h. A montagem narra a trajetória de Mel, uma garota que sofre bullying, mas não consegue chorar, e aparecem nós pelo seu corpo.

NÓS é uma adaptação do livro homônimo de Eva Furnari com dramaturgia de Sérgio Pires e direção de Cris Lozano. No

Encontro Paulista de Teatro de Grupo

A partir do dia 29 de Junho, aos sábados às 20h e domingos às 18h, a Zona Norte da cidade receberá 10 espetáculos diferentes de importantes grupos paulistanos de teatro. Trata-se do Encontro Paulista de Teatro de Grupo, uma iniciativa do grupo Refinaria Teatral que faz parte do projeto “Teatro: uma Pátria Habitável”, contemplado pela 32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. As apresentações vão até o dia 28 de julho, e cada dia se apresenta um espetáculo diferente. Os ingressos são oferecidos no sistema “pague quanto puder”, como forma de incentivar e democratizar o acesso aos trabalhos.

Participam com espetáculos os grupos: A Próxima Cia, Cia Antropofágica,

Canto das Ditas

Canto das Ditas - Fragmentos Afrografados de Cidade Tiradentes integra a programação da mostra OUNJE - Alimento dos Orixás (programação aqui) que acontece no Sesc Ipiranga, no período de 19 de junho a 25 de agosto. A exposição faz uma imersão artística na culinária e na cultura das religiões afro-brasileiras.

O Núcleo Teatral Filhas da Dita estreia o espetáculo Canto das Ditas - Fragmentos Afrografados de Cidade Tiradentes no dia 12 de julho (sexta, às 21h), no Sesc Ipiranga, em São Paulo. Com direção e dramaturgia de Antonia Mattos, a montagem faz somente três apresentações, seguindo até o dia 14, no Teatro da unidade.

Para refletir sobre como a África se manifesta no dia a dia das

elenco Valentin

Nos dias 10, 11 e 12 de junho, segunda a quarta, a Escola de Atores Wolf Maya apresenta o espetáculo Valentin, no Teatro Nair Bello, às 21 horas. Dirigido por Elias Andreato, a montagem é um estudo sobre a obra do alemão Karl Valentin, encenada pelos alunos do 5º Módulo da Turma M5B.

“Nosso espetáculo traduz a alma de um grande artista que, assim como nós, sempre amou o teatro”, comenta o diretor. Encarado como dadaísta ou como irreverente seguidor do surrealismo, o cômico Karl Valentin (1882-1948) seguiu sua rota, cunhando frases impagáveis que entrariam para a história como: "tudo já foi dito, mas não por todos"; "antes, até o futuro era melhor"; "o ser

Vozes do Campo Limpo

Em julho será a vez de o bairro Campo Limpo receber a Circulação - Residência do grupo O Buraco d’Oráculo, numa parceria com o coletivo teatral Bando Trapos.

Os espetáculos - com entrada franca - acontecem entre os dias 13 e 28/7, no Espaço Cultural CITA (Cantinho de Integração de Todas as Artes) e no Largo do Campo Limpo, local de atuação do Bando Trapos.

A programação é formada por quatros espetáculos: O Buraco d’Oráculo apresenta O Encantamento da Rabeca (dia 13/07), O Cuscuz Fedegoso (dia 14/07) e Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro! (dia 28/07); já o Coletivo Teatral Bando Trapos encena sua recente montagem Voz do Campo Limpo (dia 26/07).

A Circulação - Residência é parte

Des.Esperados

Com direção de Marco Antônio Pâmio, a comédia Des.Esperados estreia no dia 24 de junho (segunda) no Teatro Nair Bello, onde realiza apenas mais duas sessões nos dias 25 e 26 (terça e quarta), sempre às 21 horas.

O espetáculo, cujo elenco é formado por alunos do 5º Módulo - Turma M5D da Escola de Atores Wolf Maya, é um estudo sobre duas peças do inglês Alan Ayckbourn: Faz de Conta e Entre Amigos que, além de integrarem o rol de suas melhores comédias, possuem um traço temático comum: a espera, pessoas à espera de outras.

Nascido em 1939, Alan Ayckbourn é um dos expoentes do teatro contemporâneo inglês, tendo escrito mais de 70 peças teatrais.

Michelly Boechat

No sábado, dia 08 de junho, às 19hs, a musa fitness Michelly Boechat estreia o musical ‘Plasticland’. O espetáculo tem direção de Juliana Kelling, textos e coreografias de Leon Borghes e realização da Agência Cintra. A peça fala de forma lúdica sobre um país onde criaturas originadas de materiais reciclados tocam suas vidas sem perder a preocupação com o meio ambiente e com o destino dado ao lixo.

Será a primeira vez que musa subirá ao palco para encenar uma peça. “Eu estou muito feliz com essa oportunidade, ainda mais falando de um tema tão importante quanto o meio ambiente. Mais que um musical ‘Plasticland’ é uma forma de educar as pessoas sobre a responsabilidade