Livro

Obra é lançada por José Antonio Segatto, da Unesp de Araraquara

José Antonio Segatto, professor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara, lança o livro 'Política, relações sociais e cidadania' (Contraponto e Fundação Astrojildo Pereira).

A obra, que integra a Série Brasil e Itália, traz um conjunto de ensaios e estudos resultantes de pesquisas várias. Muitos dos capítulos ou parte deles foram apresentados em conferências, congressos, seminários, aulas e publicados em revistas ou coletâneas no Brasil ou no exterior. Reelaborados, desenvolvidos e revisados, foram dispostos numa sequência lógico-histórica e concatenados de forma a constituírem um conjunto articulado.

A unidade temática está centrada na problemática histórica da restrição dos direitos civis, políticos e sociais no Brasil e as tentativas, nem sempre frutíferas, de ampliá-los. Os três primeiros capítulos formam uma totalidade e completam-se um ao outro – abordam o caráter excludente e autoritário do processo histórico brasileiro, desde a constituição do Estado nacional, do início do século XIX, até os dias de hoje, no qual a restrição aos direitos de cidadania e a limitação da democracia têm sido uma constante.

O quarto trata das interpreta- ções que procuram explicar as relações entre capital e trabalho e sua regulamentação pela CLT, com todas as implicações histó- rico-políticas, entre as quais a criação de uma cidadania regulada, a subordinação da sociedade civil ao Estado e o fato de suas interpretações terem se tornado ideias-força em determinado momento histórico.

Os três seguintes analisam a fundação da Seção Brasileira da Internacional Comunista – PCB e sua metamorfose de partido operário em partido nacional-popular e a biografia política de seu principal dirigente, L. C. Prestes. Muitos dos temas e problemas são enunciados e retomados na exposição ao longo dos capítulos; alguns apenas indicados em uns, são desenvolvidos em outros – entendemos que as constantes reiterações contribuem para aclarar e enfatizar a relevância de determinadas questões.

Série Brasil e Itália
A Série Brasil e Itália é uma nova ocasião de encontro entre a cultura política democrática e socialista de dois países que tanto têm em comum. Ao longo de décadas, Antonio Gramsci, Palmiro Togliatti e Enrico Berlinguer contribuíram para renovar a esquerda brasileira no sentido da democracia. Grandes e respeitados intelectuais e dirigentes políticos, souberam, nos limites do tempo e da capacidade de cada um, levar a política comunista do século XX mais além das suas próprias antinomias, buscando reconciliá-la com os princípios universais da democracia política. Realizada pela Fundação Astrojildo Pereira, associada à Fundação Instituto Gramsci, de Roma, e ao sítio Gramsci e o Brasil (www.gramsci.org), esta série pretende reacender o diálogo entre o pensamento progressista dos dois países e trazer elementos para o surgimento e a consolidação de um vigoroso reformismo de esquerda entre nós, capacitando-o para enfrentar conceitualmente os desafios inéditos que o século XXI nos propõe.

Informações
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Portal Unesp

Pin It