Professor

Atividades ocorrem em junho em Assis

O Prof. Dr. Giorgio Sica ministra, de 9 a 19 de junho, na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Assis, a disciplina “Literatura Comparada: Manoel de Barros e a Poesia Moderna”, que, destinada a princípio aos alunos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras, poderá ser cursada por alunos de outras instituições na categoria de alunos especiais (informações no site http://www.assis.unesp.br/#!/pos-graduacao/cursos/letras/ ou pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.). As inscrições estarão abertas nde 1 a 3 de junho.

O docente italiano é pesquisador vinculado ao Dipartimento di Studi Umanistici (DIPSUM) da Università degli Studi di Salerno. Em fevereiro de 2003, defendeu na Università Federico II di Napoli “tesi di laurea in Letteratura Comparata” com o título Come schegge di un unico cristallo. L’arte giapponese nella poesia occidentale. Em janeiro de 2010, na mesma universidade, defendeu tese de Doutoramento em Filologia Moderna com o título Il vuoto e la bellezza. La ricezione della poesia giapponese nella cultura occidentale.

Durante seu período de formação, realizou pesquisas financiadas por bolsas de estudo na Universitat de Barcelona (set. 2004-ag. 2005), na editora Icaria Editorial, de Barcelona (nov. 2002-fev. 2003), e na Universitat Autonoma de Barcelona (1999-2000).

Ao longo de sua carreira universitária, Prof. Dr. Giorgio Sica foi “visiting scholar” na University of California at Berkeley de novembro de 2007 a abril de 2008, pesquisador convidado na UNIRIO de outubro de 2008 a janeiro de 2009 e, finalmente, professor visitante estrangeiro na Universidade Federal do Rio de Janeiro de março a outubro de 2013.

O pesquisador é autor do livro Il vuoto e la bellezza. Da Van Gogh a Rilke: come l’Occidente incontrò il Giappone, publicado pela Guida Editore, de Nápoles, em 2012, e de Una catena tra Oriente e Occidente. Octavio Paz, la poesia giapponese e il Renga di Parigi, publicado pela editora Oèdipus, de Salerno/Milão, em 2014. A primeira obra deverá ser publicada em breve em português pela editora da UNICAMP.

Acrescente-se que o Prof. Dr. Giorgio Sica vem divulgando regularmente artigos em periódicos científicos italianos e norte-americanos e é o tradutor do Livro sobre nada (1996), de Manoel de Barros, primeira obra do poeta brasileiro traduzida para a língua italiana.

Cabe informar, ainda, que no dia 17 de junho o Prof. Sica proferirá para o público em geral palestra sobre o tema “A recepção da arte e da poesia japonesa no Ocidente”.

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Câmpus de Assis, é Alvaro Santos Sim]oes Junior. Informações: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Portal Unesp

 

Pin It