Fragmento da capa

Tema é perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita

As professoras Lígia Márcia Martins  do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru, e Ana Carolina Galvão Marsiglia da Ufes publicaram "As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita", com sinopse do conceituado educador Demerval Saviani.

Ele relata que é um livro imprescindível. Vai direto ao ponto mostrando os fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógicos tanto da forma como vem sendo conduzida a alfabetização nas escolas brasileiras como de uma nova perspectiva que permitirá superar as graves limitações da forma atual. "É o texto que estava faltando nas prateleiras das nossas bibliotecas, em especial as escolares. E, sobretudo, é um material que precisa estar nas mãos dos professores e alunos dos cursos de pedagogia e de magistério e dos professores de todas as escolas de educação infantil e do ensino fundamental do nosso país.” , destacou.

Segundo Lígia, as avaliações das séries iniciais do Ensino Fundamental em nosso país apontam, lamentavelmente, imensas lacunas e fragilidades no que tange ao processo de alfabetização, que é, sabidamente, o lastro de todo processo educativo escolar. "Nessa direção, entendemos pertinente e adequada a análise do aporte pedagógico hegemônico a anos no Brasil - qual seja, o construtivismo, contrapondo-o à perspectiva histórico-crítica que, a nosso juízo, é uma alternativa para esse cenário, haja vista os contributos científicos e  atuais que encerra", explicou. 

A autora ainda ressalta que o livro foi elaborado a partir de trabalhos de extensão universitária com formação contínua de professores, a partir, de suas dúvidas e angustias referentes ao ensino da linguagem escrita. "Visamos, em todo o texto, uma exposição direta, clara e acessível aos professores de educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental, estudantes de pedagogia e interessados pela temática em pauta", disse Lígia.

Falando sobre as dificuldades, a professora e pesquisadora comentou que na atualidade, uma das dificuldades que atravessa a publicação de livros científicos é o aceite pelas editoras e tempo de produção. "No nosso caso, fomos muito felizes nesse processo, posto que em apenas sete meses tivemos o material avaliado, aceito e publicado por uma editora de alta credibilidade na área da educação. Entendo que isso foi reflexo da temática e inediticidade do conteúdo abordado", pontuou.

As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita
Editora: Autores Associados
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 112
Ano: 2015
Coleção: Educação Contemporânea
Preço: R$ 34,00
Assunto: pedagogia histórico-crítica; psicologia histórico-cultural; educação; alfabetização; construtivismo; formação de professores.

Autoras

Lígia Márcia Martins
Livre-docente em psicologia da educação, professora do curso de formação de psicólogos da Faculdade de Ciências da Unesp (Bauru) e do curso de pós-graduação em educação escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Araraquara).

Ana Carolina Galvão MarsigliaGraduada em pedagogia pela Unesp (Bauru) e doutora em educação escolar pela Unesp (Araraquara). Professora da Ufes.

Contato com a professora Ligia Marcia Martins <This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.>

Portal Unesp

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