coleção Reserva Literária

A Editora da USP (Edusp) e a Com-Arte, editora-laboratório formada por alunos do curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA), lançam o quarto volume da coleção Reserva Literária: “Navios Iluminados”, obra do médico sergipano Ranulfo Prata (1896-1942), escritor pouco conhecido, mas prestigiado dentro do movimento que ficou conhecido como “Romance de 30″ (produção ficcional brasileira de inspiração realista produzida a partir de 1928).

O livro apresenta vivências do autor, que se estabeleceu como chefe do serviço de radiologia da Santa Casa da cidade paulista de Santos, ao contar a história de José Severino, baiano proveniente de Patrocínio do Coité (atual Paripiranga), que chega ao município litorâneo em busca de uma vida melhor. Aos poucos, ele percebe que o sonho de ajudar sua família, que ficou no Nordeste, é difícil de realizar e que a vida no porto é preenchida por uma rotina bastante exaustiva.

A coleção Reserva Literária tem como proposta a edição de obras esquecidas ou fora de circulação. O livro inaugural da coleção, lançado em 2011, foi “Contos Cariocas”, de Arthur Azevedo, que obtivera uma única edição, póstuma, em 1928. A segunda obra, “Marta”, de Medeiros e Albuquerque, não estava na praça desde sua terceira edição, colocada à disposição em 1932. O terceiro título, “Mau olhado”, de Veiga Miranda, teve sua segunda e última edição publicada em 1925.

Sala de Imprensa - USP

Pin It