Livro editado por Marilda Solon Teixeira Bottesi foi entregue a Brito Cruz

O seminário Collaborative Research on the Sustainable Development Agenda, agendado para esta quarta-feira (18/03), mas cancelado por medida de segurança contra a disseminação do novo coronavírus, reuniria pesquisadores do Brasil e do exterior em uma homenagem a Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP que deixará o cargo no final de abril.

O encontro previa a realização de duas mesas-redondas sobre colaboração em pesquisa e projetos estratégicos para uma agenda de desenvolvimento sustentável, que reuniria o embaixador Achilles Zaluar, do Ministério de Relações Exteriores; Ted Hewitt, presidente do Social Sciences and Humanities Research Council (SCHRC), do Canadá; Michael Booth, chefe de Desenvolvimento de Parcerias Internacionais do UK Research and Innovation (UKRI), do Reino Unido; Evaldo Ferreira Vilela, presidente do Conselho Nacional da Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap); Molapo Qhobela, presidente da National Research Foundation (NRF), da África do Sul; Ruben Sharpe, do Netherlands Organisation for Scientific Research (NWO), dos Países Baixos; Tim Willis, diretor do International, Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC), do Reino Unido; e Alejandro Zurita, chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação da União Europeia.

Ao final do seminário, estava agendada a cerimônia de homenagem a Brito Cruz, da qual participaria toda a direção da FAPESP – Marco Antonio Zago, presidente; Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA); e Fernando Menezes, diretor Administrativo –, o novo diretor científico da Fundação, Luiz Eugênio Mello, além dos participantes do seminário e pesquisadores convidados. France Córdova, presidente da National Science Foundation (NSF), e Peter Strohschneider, ex-presidente da German Research Foundation (DFG), da Alemanha, enviaram vídeos cumprimentando Brito Cruz por iniciativas de sua gestão.

O encontro se encerraria com a entrega de um livro (festschrift, termo alemão para obra que reúne textos em tributo a um acadêmico de relevo) que reúne a reflexão de líderes de agências de fomento, parceiros em órgãos de governo, pesquisadores e colegas da FAPESP sobre os 15 anos de gestão de Brito Cruz à frente da Diretoria Científica da Fundação. O livro, entregue a Brito Cruz no dia 16 de março, na FAPESP, pode ser acessado no endereço www.fapesp.br/publications/festschrift.pdf.

Agência FAPESP

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Pin It