crise da democracia

O Grupo de Trabalho da Qualidade da Democracia do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs), ambos da Universidade de São Paulo (USP), realizam, no dia 31 de outubro de 2019, o lançamento do livro Crises da Democracia: O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos (Appris editora, 2019).

A obra é organizada pelo professor José Álvaro Moisés, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com a participação de vários pesquisadores do NUPPs. O livro é resultado de um Projeto Temático apoiado pela FAPESP.

Os autores do livro observam que, apesar dos avanços na democracia brasileira, o regime ainda não está plenamente consolidado no país e mantém déficits e distorções importantes, que tornam o seu desempenho objeto de críticas cada vez mais severas dos brasileiros.

A obra analisa esses déficits e distorções a partir da avaliação do desempenho dos parlamentares brasileiros e dos principais partidos políticos no período entre 1995 e 2010. O livro também aborda aspectos do combate à corrupção e da governança da área da cultura.

O lançamento será às 18 horas, na Livraria Martins Fontes da Paulista, localizada na av. Paulista, 509, Paraíso, São Paulo. A obra custa R$ 57 e pode ser comprada no site da Appris editora.

O livro será debatido em seminário no IEA-USP, no dia 4 de novembro, das 9h30 às 17h. O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia por formulário on-line.

Agência FAPESP

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Pin It